Foto: Bruno Fernandes
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia) realiza, no dia 11 de julho, às 17h, uma sessão única e gratuita do documentário Ciro Fernandes: Matrizes da Memória. Com 28 minutos de duração, o filme retrata a trajetória e a obra de um dos maiores nomes da xilogravura brasileira, em uma produção dirigida por Claudia Rangel.
Resultado de sua pesquisa de mestrado na UNICAMP, o documentário é a primeira investigação acadêmica sobre a vida e a produção de Ciro Fernandes. A obra traz entrevistas, registros do cotidiano do artista em seu ateliê e reflexões sobre a conexão entre sua arte, o cordel e a memória cultural popular.
“Ciro é um artista do tempo e da terra. Sua obra nos convoca a escutar a memória que resiste nos sulcos da madeira gravada”, diz a diretora. Mais do que uma biografia, o filme propõe um olhar sobre formas de preservar o patrimônio imaterial por meio da oralidade, das matrizes xilográficas e dos arquivos pessoais do artista.
Com linguagem visual sensível e poética, Ciro Fernandes: Matrizes da Memória aposta na força das imagens e no relato do próprio artista para estabelecer um elo entre passado e presente, ressaltando o papel da arte como ferramenta de resistência e herança coletiva. A exibição é aberta ao público e integra a programação cultural do MAM Bahia.