A Bahia estará representada na Europa este mês por Mariana Lisbôa, diretora global de relações corporativas e licenciamento ambiental da Suzano, uma das gigantes do setor de papel e celulose. A executiva embarca na próxima sexta-feira (20) para participar de dois importantes eventos internacionais: o 40° Encontro Econômico Brasil-Alemanha e o Fórum Empresarial Brasil-Suécia. A missão é organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e conta com a participação de representantes de grandes empresas brasileiras, como Vale e Embraer, além de autoridades governamentais, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
No dia 23 de setembro, em Wolfsburg, na Alemanha, Mariana será palestrante no painel “Para o que precisamos nos preparar? Impactos da agenda global na Alemanha e no Brasil”, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA). O evento, realizado pela CNI em parceria com a Federação das Indústrias Alemãs, busca fortalecer a cooperação estratégica entre os dois países, discutindo novas oportunidades para o setor empresarial alinhadas com a agenda industrial do Brasil.
Na sequência, ainda em Wolfsburg, ocorrerá a 50ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha, um fórum que reúne líderes dos setores público e privado para debater melhorias no ambiente de negócios entre as nações. Mariana Lisbôa marcará presença também neste encontro.
Após a passagem pela Alemanha, a diretora segue para Estocolmo, onde será palestrante do Fórum Empresarial Brasil-Suécia. O evento tem como objetivo expandir as relações econômicas entre os países, fomentando novos investimentos e parcerias estratégicas em áreas como defesa, bioeconomia e tecnologia. Além das mesas de discussão com empresas suecas, Mariana participará de visitas a companhias locais e de reuniões com representantes governamentais.