José Antônio Rodrigues Alves toma posse como provedor da Santa Casa da Bahia
Foto: Divulgação / Santa Casa de Misericórdia da Bahia O administrador José Antônio Rodrigues Alves toma posse, nesta quarta-feira (14), como provedor da Santa...
Essa fotografia nasceu a partir da idéia dos idealizadores da revista do SINDESP - Sindicato dos Empresas de Segurança da Bahia, o qual eu era o fotógrafo oficial.
Foi solicitado simplesmente uma fotografia da, então, recém inaugurada "Nova Barra", porém o que sempre deu norte ao meu trabalho foi explorar a capacidade que a fotografia tem de transmitir algo mais, e foi assim que idealizei essa imagem bem antes do dia da foto.
Chegando na Barra, o prédio ideal não tinha salas abertas que visualizassem o farol, outras já estavam fechadas, com isso o pessoal da revista já tinha dado por satisfeito com os cliques feitos do nivel do chão. Mas após nos despedirmos, eu não me dei por vencido, voltei no prédio e fui batendo de porta em porta do andar previamente estudado para a foto, e foi aí que uma delas, onde funcionava um Curso de Pintura me atendeu e deixou que eu verificasse a possibilidade de fotografar daquela janela.
Existia uma caixa de ar condicionado da sala vizinha que impedia de ver farol, então foi aí que parti para o tudo ou nada: Pedi para um dos Segurança do prédio me segurar pelas pernas, após subir numa cadeira, fotometrei a luz e me projetei para fora, estiquei os braços com a câmera nas mãos... enfim, fiquei com o corpo quase todo na horizontal e não via os cliques que estava fazendo.
Lembro de ter feito uns 30, mas só ao final vi que quase todos não havia acertado o enquadramento, e a única relativamente perfeita, inusitadamente tinha sido a última.
Essa fotografia, logo depois, foi escolhida pela Prefeitura Municipal de Salvador para divulgar em todo mundo a nova atração da cidade e ganhou uma plotagem gigante na própria Avenida Oceânica que dava para todos visualizarem desde o Cristo.

Sobre Jotta
Jotta de Souza demonstrou interesse pela arte visual desde a adolescência, inicialmente com rabiscos em papel de retratos, depois com experimentos de projetores caseiros para os slides que tinha dos registros da família.
Essas tentativas obviamente só resultaram em imagens turvas na parede, mas após ter estudado na Escola Técnica e trabalhado 6 anos no Pólo Petroquímico, resolveu que era a hora de voltar às origens, e foi aí que passou a se dedicar exclusivamente à fotografia, fazendo com que anos depois se tornasse um fotógrafo de casamento reconhecido nesse segmento.
Hoje é um profissional especializado em retrato corporativo, atendendo não só Salvador como também São Paulo, onde passou a residir.
Foto: Divulgação / Santa Casa de Misericórdia da Bahia O administrador José Antônio Rodrigues Alves toma posse, nesta quarta-feira (14), como provedor da Santa...
Foto: Alberto Monteiro No início dos anos 90, o Brasil experimentava o início da abertura comercial no exterior, e o cacau, um dos frutos mais importantes para...
Crédito das Imagens: Agência Califórnia Durante o Baile da Santinha, em Salvador, a música ganhou contornos de emoção coletiva quando Léo Santana aproveit...