Gente

Danilo Costa Luiz é nomeado Desembargador Titular do TRE-BA

Danilo Costa Luiz é nomeado Desembargador Titular do TRE-BA
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/06/2024 12:08pm

O advogado Danilo Costa Luiz foi nomeado o mais novo Desembargador Titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A nomeação resulta da lista tríplice formada pelos advogados Fabiano Mota, Vicente Buratto e Danilo Costa, escolhida pelos Desembargadores do Tribunal de Justiça e submetida à aprovação do Presidente da República.

A indicação de Danilo Costa contou com o apoio decisivo da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Cynthia Resende, e do Presidente do TRE-BA, Desembargador Abelardo da Matta. Ele também recebeu apoio estratégico do Desembargador Maurício Kertzman, considerado para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, Costa é estreitamente ligado ao Desembargador aposentado Carlos Alberto Dultra Cintra, ex-presidente do TJ e do TRE e ex-procurador-geral de Justiça.

Com ampla aceitação, Danilo Costa obteve 41 votos, recebendo suporte de diversos grupos de Desembargadores. Já atuando desde o ano passado como Desembargador substituto do TRE-BA, seu desempenho tem sido elogiado por advogados e colegas.

A nomeação de Danilo Costa foi ratificada por figuras políticas influentes, incluindo o Senador Jaques Wagner, o Ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa e o Governador Jerônimo Rodrigues.


Advogado há 15 anos, Danilo Costa Luiz é o atual Desembargador Coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ele é Mestre em Segurança, Justiça e Direito pela Universidade de Girona (Espanha), Universidade Austral (Chile) e Universidade Degli Studi de Genova (Itália). Além disso, possui pós-graduações em Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Direito Público pela Faculdade Baiana de Direito, e em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), estando atualmente em pós-graduação em Direito Administrativo pela PUC. Danilo também é membro do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), da Comissão Internacional do COPEJE, e da Associação Brasileira dos Advogados, integrando a Comissão Nacional de Direito Eleitoral, a Comissão Nacional de Tribunais Superiores e a Comissão Nacional de Processo Civil.