Conheça Sandra Mary: cerimonialista com 20 anos de experiência assume chefia de eventos da Defensoria Pública
Profissional com passagem de uma década no TJBA destacou-se ao levar sósia de Ruy Barbosa para festa de 410 anos do tribunal mais antigo das Américas
Foto: Acervo Pessoal
Com duas décadas de experiência no universo do cerimonial público, Sandra Mary Dias assumiu, nesta segunda-feira (21), como nova chefe de cerimonial da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). A profissional, que comandou por dez anos o cerimonial do Tribunal de Justiça da Bahia e organizou eventos históricos como a celebração dos 410 anos da mais antiga corte das Américas, chega à DPE-BA com a missão de elevar o padrão protocolar da instituição.
Sandra Mary iniciou sua carreira no cerimonial por acaso, quando ainda cursava Direito. Atolada de trabalho no setor que atuava no TJBA, topou o convite para contribuir com o cerimonial. “Pensei que seria um respiro, algo mais tranquilo, mas, para minha surpresa, foi uma gestão bem agitada, cheia de eventos", lembra.
E, assim, o que deveria ser uma função temporária transformou-se em uma paixão que durou cinco gestões consecutivas no TJBA. No órgão, sua experiência incluiu, em 2013, a responsabilidade pela normatização das vestes talares dos magistrados — trajes usados pelas autoridades em cerimônias e atos formais. Foi responsável, ainda, pela resolução que regula as normas de cerimonial e protocolo nas solenidades oficiais e eventos do órgão.
Além disso, Sandra realizou mais de 30 sessões solenes de posses de desembargadores e entregas de medalhas do mérito judiciário; organizou sete solenidades de posse de mesa diretora e realizou mais de quinze Encontros Nacionais de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.
Evento marcante: sósia de Ruy Barbosa
Entre os eventos mais marcantes de sua carreira está a celebração do aniversário de 410 anos do TJBA, quando organizou uma cerimônia que reuniu presidentes de todos os tribunais de justiça do Brasil e diversas autoridades. Na festa, ela contratou um sósia de Rui Barbosa, jurista baiano e um dos mais importantes personagens da história brasileira.
“Queria que as pessoas pudessem mergulhar na história e reviver a jornada do tribunal mais antigo das Américas. O sósia gerou um impacto muito emocionante nas pessoas", recorda.
Nova história na DPE-BA
Após se aposentar do tribunal, em 2018, Sandra fundou a Eventuar Realizações, empresa especializada em eventos institucionais e corporativos. Agora, na DPE-BA, ela se encarregará de organizar e coordenar solenidades, reuniões, palestras e outras atividades oficiais da Defensoria Pública, garantindo a formalidade em eventos institucionais.
Principal instituição estadual na promoção de direitos humanos de pessoas e coletivos em situação de vulnerabilidade, a DPE-BA tem uma trajetória de prêmios, com reconhecimento nacional e internacional por seus projetos em favor da cidadania.
Sandra Mary assume o posto na gestão da nova defensora-geral da Bahia, Camila Canário, eleita para o biênio 2025-2027. Mestre em Segurança Pública e Justiça pela Ufba, Camila é fundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (AMDEFA) e vem desenvolvendo intenso trabalho contra a violência institucional e política contra mulheres nas defensorias públicas.
"O cerimonialista precisa ter sensibilidade para, mesmo com todo o lado técnico do trabalho, viver a realidade do gestor que está apoiando. A humildade é essencial. A gente não é a peça principal, somos os bastidores. A autoridade é quem brilha, e nós somos a sombra", observa. “Assumo este novo desafio com entusiasmo e com a certeza de que poderemos realizar eventos marcantes e memoráveis para esta instituição e para a sociedade", afirma.