Dentista baiana será palestrante em congresso internacional em Nova York
A cirurgiã-dentista Manuela Coelho, formada pela Escola Baiana de Odontologia e Saúde Pública, será uma das palestrantes da 100ª edição do Greater New York...
Por: Equipe World Review Magazine
Eleito o 70º prefeito da cidade de Salvador, Bruno Soares Reis viveu importantes fases em sua vida que o motivaram a chegar até aqui. Estudou na Escola Santa Dorotéia, no Garcia, no Colégio Nobel do Itaigara e no Rio Vermelho, onde sua mãe foi professora. É formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), pós-graduado em Gestão em Finanças pela Fundação GetulioVargas (FGV) e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, seguiu a carreira de professor como fruto de inspiração de sua mãe, avó e madrinha. Ele lecionava a disciplina Bases Constitucionais da Administração Pública, no Instituto Baiano de Ensino Superior (IBES).
Entretanto, sua história de vida apresenta momentos difíceis que moldaram um cidadão perseverante e pronto para enfrentar desafios. Nascido em 17 de maio de 1977, até os cinco anos de idade morou em Juazeiro (BA). Filho de João Batista Cavalcanti Reis e de Márcia Beatriz Ribeiro Soares, mudou-se com a família para Salvador, onde viveu com sua mãe e avó, passando sua infância no Parque São Paulo, na Av. Centenário. Perdeu a mãe aos nove anos de idade e o pai, aos 15, tendo que morar com a sua avó materna, Alita, junto com os seus dois irmãos, Candice e Michel. Duas outras pessoas foram importantes na sua formação: sua tia Amanda e Maria Alice, vizinha dos seus pais. Bruno é casado com Rebeca Reis e tem 3 filhos, Bruninho, Bia e Breno.
Carreira política
Seu ingresso na carreira política começou na adolescência, ao participar do grêmio estudantil do Colégio Nobel, onde estudou. Enquanto cursava a Faculdade de Direito, participou do Diretório Acadêmico da Universidade Católica. Trabalhou na Câmara Municipal de Salvador como assessor entre 1997 e 1999 e em 2000 se tornou assessor do então deputado federal ACM Neto, até o ano de 2010.
Em 2010, Bruno Reis foi eleito deputado estadual pela primeira vez, com 55.267 votos, sendo reeleito em 2014 com 89.607 votos. Durante o seu primeiro mandato, foi escolhido duas vezes pela imprensa especializada como Destaque Parlamentar, em 2011 e 2012. De março de 2015 até junho de 2016, foi secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, em Salvador. No dia 2 de outubro de 2016, foi eleito vice-prefeito de Salvador, na chapa de reeleição de ACM Neto (2017-2020), com 982.246 votos, e em 15 de novembro de 2020 foi, enfim, eleito prefeito de Salvador no primeiro turno, com 779.408 votos no total (64,20%).
"A ideia é continuar com a política de incentivos e estímulos fiscais, especialmente para os setores mais afetados pela pandemia, mas também para áreas estratégicas que iremos desenvolver. Tão importante quanto oferecer segurança jurídica, é facilitar a vida de quem quer investir e gerar empregos em Salvador, com uma Prefeitura toda on-line. Vamos melhorar cada vez mais o ambiente de negócios, simplificando os processos de licenciamento e de abertura de empresas."
Bruno Reis
Desafios
O início da administração de Bruno Reis já traz grandes desafios. A maior festa popular da Bahia, o Carnaval de Salvador, não acontecerá em fevereiro de 2021 em virtude da pandemia da COVID-19. A escolha da realização do evento em outro período dependerá da acessibilidade da vacina para todo o país. Porém outros eventos também serão prejudicados, como a Lavagem do Bonfim, neste mês, e a Festa de Iemanjá, em fevereiro. Do ponto de vista econômico, isso pode causar grandes impactos, tendo como base o Carnaval em 2020, que gerou uma receita bastante expressiva, visto a importância que esse evento tem para a nossa capital. Por enquanto ainda não há outra opção dentro da realidade de pandemia, e este cenário é sem dúvida um enorme desafio para quem está assumindo a gestão da nossa cidade.
As principais propostas do prefeito eleito visam continuar o trabalho realizado nos últimos sete anos, bem como a realização de novos programas em diversos setores da economia.
O turismo é sem dúvida uma das grandes apostas e o projeto é continuar com os investimentos no turismo cultural, seguindo com os projetos de requalificação. A gestão de Bruno também promete dar continuidade aos movimentos de inovação e economia criativa.
Um dos maiores desafios desta nova gestão será lidar com a questão do desemprego na cidade, que possui uma das maiores taxas entre as capitais brasileiras. Perguntado sobre o fato de Salvador ter uma das maiores taxas de desemprego no Brasil, com um percentual de, aproximadamente, 20% da população sem qualquer vínculo empregatício, e de que forma o seu governo pretende estimular a geração de empregos, especialmente entre a faixa etária mais jovem, Bruno Reis respondeu que a sua gestão vai priorizar as políticas de estímulo à economia, com o intuito de atrair novos investimentos e gerar oportunidades de negócios em Salvador.
A cirurgiã-dentista Manuela Coelho, formada pela Escola Baiana de Odontologia e Saúde Pública, será uma das palestrantes da 100ª edição do Greater New York...
Foto: Catherine Avilés O escritor baiano Edgard Abbehusen adicionou mais um capítulo à sua trajetória criativa ao assumir o roteiro do comercial de 10 anos do ...
Fotos: Sérgio Figueiredo O restaurante Principote, no Rio Vermelho, foi palco do encerramento da primeira edição do Circuito Wine In Music 2024, promovido pela...