Gente

Comoção e homenagens marcam despedida de Preta Gil

Comoção e homenagens marcam despedida de Preta Gil
Da Redação

Da Redação

21/07/2025 5:42pm

Foto: Reprodução Instagram @loracarola

A morte de Preta Gil, aos 49 anos, neste domingo (20), gerou uma onda de comoção nas redes sociais e emocionadas homenagens de familiares, amigos e fãs da cantora, atriz e empresária. Filha do cantor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria.

Diagnosticada com câncer colorretal em 2023, Preta chegou a passar por uma cirurgia bem-sucedida, mas, em agosto de 2024, foi surpreendida com a volta da doença em estágio de metástase. Apesar da gravidade do quadro, enfrentou o tratamento com coragem, cercada de amigos fiéis como Gominho, Jude Paulla, Malu Barbosa e Carolina Dieckmann, que estiveram ao seu lado até os últimos dias.

Poucos dias antes de sua morte, Preta Gil apareceu sorrindo ao lado dos amigos Cynthia Sangalo, Dito Espinheira e da DJ Ju de Paulla, em um vídeo descontraído nas redes sociais ao som da trend “Dame un grrr”, do TikTok. A publicação, marcada pela leveza e afeto, foi a última postada por ela.

Nas redes sociais, a cantora Ivete Sangalo expressou a dor da despedida com uma mensagem comovente: “Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz é tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Você, tão corajosa minha Pretoca, tão firme e valente. Ah, como eu vou sentir sua falta, viu. Te amo infinito. Siga, meu amor, sem dores, sem tristeza. Siga em paz”.

Carolina Dieckmann, amiga íntima de Preta, também compartilhou palavras tocantes. “Estar tão perto, com você... Foi o maior presente do mundo. Como você lutou... Vai ser muito difícil, mas é uma bênção o tempo que tivemos. Nosso amor é muito maior. Vou morrer de saudade, mas vou viver com você aqui, dentro!”

O cantor Chico Buarque resgatou um momento simbólico: um vídeo de Preta cantando ao lado do pai, Gilberto Gil, na turnê “Tempo Rei”. A cena emocionou internautas e viralizou como expressão da conexão familiar e musical que Preta cultivava.

A empresária Ju de Paulla, que se mudou para os Estados Unidos para acompanhar Preta nos últimos meses, fez um relato comovente. “Há três meses, larguei tudo no Brasil para estar com você. Eu tava lá, de mãos dadas com você, nos últimos dias, dormindo do seu lado todo dia. Sua última palavra foi perguntando onde eu tava. Eu tinha ido passar seu perfume, porque a gente ia comemorar meu aniversário hoje, como você tinha planejado... Mas não deu tempo.”

O apresentador Luciano Huck também prestou sua homenagem: “Vou sentir muitas saudades. Vá em paz, minha irmã”.

Preta Gil deixa um legado artístico, afetivo e de resistência. Sua voz, sua coragem e sua capacidade de amar intensamente serão lembradas por gerações. O Brasil se despede de uma mulher potente, que usou sua arte, seu corpo e sua história como instrumento de transformação.