Gente

Com 4 startups de sucesso, Rogério Oliveira aposta em uma metodologia que cria projetos, inovações e novos negócios

Com 4 startups de sucesso, Rogério Oliveira aposta em uma metodologia que cria projetos, inovações e novos negócios
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/03/2024 4:50pm

Em 2010, a vida de Rogério Oliveira tomou um rumo significativo ao se deparar com um livro que mudaria sua perspectiva sobre carreira e propósito. Com 17 anos de experiência em marketing e gestão em empresas renomadas como Fox, Warner, UOL, Johnson & Johnson e BRMALLS, o empreendedor em série encontrou inspiração no livro "Criando Um Negócio Social", escrito pelo Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, que se tornaria seu sócio a partir de 2013.

Descontente com sua carreira corporativa bem-sucedida e desconectado do propósito das grandes corporações, o livro proporcionou a Rogério uma nova visão: a capacidade de utilizar os mecanismos de negócio, mercado e capital para resolver problemas sociais e ambientais de maneira ambiciosa, escalável e sem depender de doações.

No ano seguinte, em 2012, Rogério pediu demissão e mergulhou no universo do empreendedorismo social. Fundou o Movimento Buena Onda, pioneiro no Brasil, que oferecia ferramentas para construção de processos e estruturas visando mais autonomia e felicidade para colaboradores de empresas como Petrobrás, Coca Cola e Wal Mart. Esse movimento testemunhou o crescimento do setor, com a criação de consultorias e cursos para certificar os novos Chief Happiness Officers (CHOs) atuarem em grandes corporações.

No mesmo ano, Rogério viajou para a Áustria para assistir a uma palestra ao vivo de Muhammad Yunus. Esse encontro resultou em uma parceria, e um ano depois, em 2013, fundaram juntos a Yunus Negócios Sociais no Brasil. Ao completar 10 anos em 2023, a organização já impactou milhões de vidas no país, investindo em startups de impacto social e projetos de inovação, como o projeto AMA em parceria com a AMBEV, que proporcionou acesso à água a mais de meio milhão de famílias no semiárido brasileiro.

Rogério destaca como, ao longo desses 10 anos, o tema de impacto social e ambiental evoluiu de algo pouco compreendido para algo imperativo na agenda de CEOs e investidores, dando origem a movimentos como o Impact Investing e a recente onda ESG.

O Carnaval como Expressão Cultural e Empresarial

Paralelamente, em 2011, Rogério iniciou a exportação das oficinas de percussão do Rio de Janeiro para São Paulo, criando a Pipoca.Co. A startup tinha como objetivo desenvolver projetos culturais que estimulassem os paulistanos a frequentarem as ruas e o espaço público. Em 10 anos, a missão foi cumprida, e São Paulo se tornou o maior carnaval do Brasil. A Pipoca.Co, por sua vez, tornou-se a maior plataforma de carnaval de rua do país, associada a artistas renomados e importando com sucesso o Smorgasburg, maior festival de gastronomia criativa do mundo.

Metodologia do Tripé de Relevância: Uma Lição Aprendida

Após mais de 10 anos de experiência empreendedora, Rogério sistematizou sua abordagem empreendedora no que chama de "Tripé de Relevância". Essa metodologia destaca três aspectos essenciais: a relevância pessoal, a relevância para o mundo e a relevância financeira. Esses elementos fundamentais são a base para projetos e startups bem-sucedidos que transcendem as fronteiras tradicionais do empreendedorismo.

A metodologia prática, fruto de vivências reais ao longo de uma década, estará disponível a partir de janeiro em um curso online, destinado a líderes corporativos, pessoas em transição de carreira e empreendedores iniciantes. O curso contará com interações ao vivo conduzidas por Rogério Oliveira e convidados especiais.