Foto: Divulgação
No dia 4 de fevereiro, o Auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sediará a solenidade de posse da advogada Carina Cristiane Canguçu Virgens como desembargadora eleitoral. A nomeação tem caráter histórico: Carina será apenas a segunda mulher a ocupar o cargo de desembargadora titular pela vaga destinada à advocacia na Corte, além de marcar o retorno de uma mulher à função após um intervalo de 22 anos.
A nova desembargadora destacou o significado do momento e o compromisso com a Justiça Eleitoral. “Assumo esta função com profundo senso de responsabilidade e com o compromisso de contribuir para o fortalecimento da Justiça Eleitoral e da confiança da sociedade nas instituições. A presença de mulheres nesses espaços reafirma que a democracia se constrói com pluralidade, pertencimento e respeito”, afirmou.
Indicada por meio de lista tríplice elaborada pelo TRE-BA e nomeada pelo Presidente da República, Carina Canguçu assume a vaga destinada à advocacia e retorna à Corte Eleitoral agora como membro titular. Sua chegada reforça a importância da diversidade de trajetórias e experiências na consolidação do Estado Democrático de Direito.
A cerimônia de posse contará com a presença de autoridades do Judiciário, do Ministério Público, representantes da advocacia, além de familiares e convidados. A nomeação simboliza o avanço da participação feminina em espaços estratégicos do Poder Judiciário e contribui para instituições mais representativas, democráticas e alinhadas com a sociedade.
*Com informações do Anota Bahia