Gente

Camila Canário é nomeada nova defensora-geral da Bahia

Camila Canário é nomeada nova defensora-geral da Bahia
Da Redação

Da Redação

11/02/2025 4:00pm

Foto: Reprodução/DPE-BA

O governador Jerônimo Rodrigues oficializou, na segunda-feira (10), a nomeação de Camila Angélica Canário de Sá Teixeira como nova defensora-geral da Bahia para o biênio 2025-2027. A defensora, que assume o cargo a partir de março, substitui Firmiane Venâncio, que está à frente da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). A nomeação foi divulgada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (11). Camila Canário ficou entre os três mais votados pela classe, composta por 426 membros.

Em seu pronunciamento, Camila destacou a importância do momento, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da Defensoria Pública da Bahia. "Esse momento consagra uma nova etapa, fruto de um projeto coletivo, que caminha para o desenvolvimento da Defensoria Pública da Bahia, olhando para seu passado a fim de entender os caminhos que exigem reparo e aprimoramento, mas entendendo que há muito a se fazer no futuro. Vamos juntas produzir melhor em prol da sociedade baiana, principalmente os vulneráveis", afirmou.

Trajetória de Camila Canário

Defensora pública no Estado da Bahia desde 2007, Camila Canário é atualmente titular da Defensoria Pública de Auditoria Militar, área em que tem se destacado pelo trabalho em prol da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Desde 2019, ela tem se dedicado a essa causa, além de atuar em diversas áreas, como Família, Cível, Consumidor, Idoso, Fazenda Pública e Núcleo Criminal, com ênfase em substituições no sistema prisional.

Camila também é co-autora da Campanha Permanente contra a violência institucional e política de gênero nas Defensorias Públicas e co-fundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (AMDEFA), reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres no âmbito da Defensoria Pública.