Gente

Baiana está no elenco de uma das mais importantes companhias de dança do mundo

Baiana está no elenco de uma das mais importantes companhias de dança do mundo
Da Redação

Da Redação

18/03/2021 10:30am

A dançarina baiana Melissa Figueiredo estreou neste mês no elenco da companhia alemã Sasha Waltz & Guests, uma das mais conceituadas do mundo. Ao lado de outros nove bailarinos, ela está no espetáculo “In C”, disponível no YouTube, parte da temporada 2021, que representa um inovador processo de criação artística para o grupo, com obras feitas no ou para o ambiente digital.

Entre Salvador e Berlim, Melissa é formada pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No seu currículo de variados trabalhos, ela é membro-fundadora do Nii Colaboratório, plataforma de artistas e produtores da dança, articulada com os diversos campos da arte, que desenvolve, a partir da capital baiana, ações locais e internacionais de criação, formação, pesquisa e difusão.

Em abril, Mês Internacional da Dança, Nii vai estrear, também pela internet, uma obra de dança audiovisual, intitulada “Estio_Distopias Coreográficas”, que reúne 12 dançarinos e um músico da Bahia para tratar de futuro, isolamento, precariedade, exaustão e sobrevivência. O processo criativo pode ser acompanhado em www.instagram.com/niicolaboratorio.

“Estio_Distopias Coreográficas” foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.