Foto: Keyti Souza / Tem Dendê
A Têm Dendê Produções, uma das principais produtoras do audiovisual baiano, será destaque na edição 2025 do Festival de Cannes, um dos eventos mais prestigiados do cinema mundial. As sócias Vânia Lima e Keyti Souza desembarcam na cidade francesa com uma agenda repleta de compromissos voltados à internacionalização de projetos e ampliação de redes de coprodução.
A presença da produtora soteropolitana no festival reforça o reconhecimento da criatividade e potência do audiovisual brasileiro, em especial das produções oriundas do Nordeste. Nesta edição, o Brasil é o país de honra no Marché du Film, o mercado de cinema do festival.
No dia 19 de maio, Keyti Souza integra a Producers Network, tradicional café da manhã promovido pela organização do evento com produtores de destaque mundial. A executiva foi uma das cinco profissionais brasileiras selecionadas em edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, sendo apontada como uma das vozes mais promissoras do setor no país.
“Participar do Producers Network é uma oportunidade estratégica para dar visibilidade às produções da Têm Dendê, ampliar parcerias e fortalecer o intercâmbio cultural com players internacionais”, afirma Keyti, que também atua como diretora administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
No dia anterior, 18 de maio, ela participa da conferência “Com quem (co)produzir no Brasil?”, organizada pelo Ministério da Cultura. O painel reunirá nomes importantes do setor, como Marco Altberg (Indiana Produções), Juliana Soares (Destemida Filmes), Eva Pereira (Cunhã Porã Filmes) e Luiz Alberto Rodrigues (Fundacine), com mediação de Morris Kachani.
Já Vânia Lima estará ao lado do diretor Bernardo Ale Abinader na promoção do longa-metragem O Barco e o Rio, projeto que integra o Lab Factory e busca coproduções internacionais. O filme será apresentado em reuniões de pitching e encontros estratégicos com distribuidores e produtores internacionais. A iniciativa conta com o apoio do Projeto Paradiso, que fomenta a internacionalização de talentos brasileiros.
“Essa é a segunda vez que levamos esse projeto à França. Participar do Festival de Cannes amplia as possibilidades de coprodução e circulação internacional, além de consolidar a Têm Dendê como uma produtora que aposta em narrativas descentralizadas e plurais”, destaca Vânia.
Bernardo Abinader, por sua vez, exibirá o curta Como Ler o Vento, selecionado pela Quinzena dos Realizadores através da Fábrica de Realizadores Ceará-Brasil. “Estar em Cannes é um sonho. Apresentar meu projeto de longa para o mercado francês pode abrir muitas portas”, afirma o diretor.
Com mais de 50 títulos no portfólio e atuação em países como Dinamarca, Costa Rica, Panamá e Estados Unidos, a Têm Dendê Produções se destaca pela criação e comercialização de conteúdos originais que valorizam olhares diversos e novas perspectivas sobre o Brasil.