Gente

Associação Bahiana de Imprensa presta tributo à memória do jornalista Jorge Ramos

Associação Bahiana de Imprensa presta tributo à memória do jornalista Jorge Ramos
Da Redação

Da Redação

26/09/2024 8:00pm

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realiza, neste sábado (28), um tributo à memória do jornalista Jorge Ramos, que faleceu em abril, aos 68 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Jorginho, como era mais conhecido, era diretor da ABI e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). 

Durante décadas de dedicação à profissão, passou pelos principais veículos de comunicação do estado, como a TV Bahia, TV Aratu, Band Bahia e TVE, onde foi editor-chefe, chefe de reportagem e gerente de jornalismo. Também formado em Direito, Jorge Ramos atuou ainda como professor, escritor, assessor de imprensa e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba). Nascido em Ipirá, era apaixonado pelo estudo da história da Bahia e de Cachoeira (BA), cidade onde morou.

Ramos se tornou um dos nomes de referência de uma legião de jornalistas que ajudou a formar, atravessando gerações. Seu talento e sua inteligência excepcionais são lembrados junto à sua gentileza no trato com os amigos e com os profissionais recém-formados, a quem sempre dedicou uma atenção especial. Jorginho é padrinho de batismo do jornalista e colunista da Let’s Go Bahia, Matheus Pastori de Araujo. 

O tributo à memória do comunicador será realizado na sede da ABI, no Centro Histórico de Salvador, com início previsto para as 9h. A entrada é franca.