Gente

Artista baiano com autismo disputa espaço em galeria do Louvre, na França

Bernardo Tochilovsky concorre com obra selecionada no Prêmio Dama de Ouro; votação vai até 16 de janeiro

Artista baiano com autismo disputa espaço em galeria do Louvre, na França
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

12/12/2024 12:15pm

O jovem pintor baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está entre os 41 artistas que disputam uma vaga para expor no Carrossel do Louvre, em Paris, parte integrante do maior museu de arte do mundo.

A obra em destaque, intitulada “Galo no Sítio”, foi selecionada durante uma exposição no Dama Art Gallery, na cidade do Porto, em Portugal, e agora concorre ao Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024. As votações estão abertas até 16 de janeiro e podem ser realizadas pela internet, neste link.

Bernardo iniciou sua trajetória artística ainda na infância, quando encontrou nos desenhos uma forma de expressar sentimentos e pensamentos. Hoje, aos 24 anos, ele já realizou 16 exposições no Brasil e em outros países, como Marrocos e Portugal.

Arte cheia de cores e histórias

As telas de Bernardo são marcadas por cores vibrantes e formas expressivas, retratando paisagens de Salvador e diversos animais, como araras, cachorros e galos. Segundo a mãe do artista, Maria Ângela Tochilovsky, a dedicação e o esforço constante sempre foram características marcantes de Bernardo.

“Eu tenho orgulho como mãe de ver meu filho traçar seu caminho e fazer uso do que lhe foi ofertado. Ele sempre trabalhou muito e dizia: ‘é difícil, mas eu consigo’. Essa força de vontade é dele”, afirma Maria Ângela.

Caso vença a competição, Bernardo terá sua obra exposta no prestigiado Carrossel do Louvre, um marco significativo para artistas do mundo inteiro.

Para apoiar Bernardo, basta participar da votação até o dia 16 de janeiro.