Gente

Aleixo Belov chega a Murmansk após enfrentar falhas técnicas no Ártico e avalia mudanças na Expedição Nordeste

Aleixo Belov chega a Murmansk após enfrentar falhas técnicas no Ártico e avalia mudanças na Expedição Nordeste
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

23/06/2025 7:00pm

Fotos: Nino Franco

O navegador Aleixo Belov concluiu a primeira etapa da Expedição Marítima – Passagem Nordeste 2025, atracando no porto de Murmansk, na Sibéria, após enfrentar sérios desafios de navegação no Ártico. Aos 81 anos, o velejador baiano relatou uma série de panes nos equipamentos do veleiro Fraternidade, incluindo GPS, piloto automático e até a bússola, que foi afetada pela proximidade do Polo Norte.

“Cheguei fazendo navegação estimada como há 40 anos. Nem a bússola funcionou”, contou Belov, em mensagem enviada nesta segunda-feira (23). O navegador também revelou que, diante das dificuldades técnicas e do agravamento dos conflitos na região, estuda a possibilidade de alterar o trajeto da expedição, inicialmente planejado para cruzar o norte da Sibéria rumo ao Oceano Pacífico.

“Se a situação não mudar, talvez não dê para seguir pela rota original. Estamos avaliando alternativas como seguir para a Noruega, Ilhas Faroé e Islândia”, afirmou.

Belov embarcou na Expedição Nordeste em maio deste ano, com o objetivo de percorrer uma das rotas mais desafiadoras da navegação mundial, navegando acima do Círculo Polar Ártico. A passagem pelo norte da Rússia exige não apenas preparação técnica e experiência, mas também condições climáticas favoráveis e estabilidade geopolítica, fatores que se mostram incertos neste momento.

O velejador segue em Murmansk enquanto avalia as condições para os próximos passos da viagem. “Deixo para todos vocês um grande abraço, saudades do Brasil e dos amigos”, finalizou.