Ronaldo 'Fenômeno' adquire obra do artista baiano Igor Rodrigues na SP-Arte
Fotos: Divulgação O ex-jogador e empresário Ronaldo Nazário foi um dos visitantes ilustres da SP-Arte, maior feira de arte da América Latina, e ...
Foto: Reprodução Instagram / @museudomar.aleixobelov
Referência na navegação à vela, o engenheiro, escritor e navegador Aleixo Belov, de 82 anos, embarca em mais uma expedição desafiadora. No dia 12 de abril, ele partirá do Porto de Salvador com destino à Sibéria, seguindo a Rota Marítima do Norte a bordo do Veleiro Escola Fraternidade.
A viagem contará com uma tripulação de oito pessoas, incluindo brasileiros e russos. Entre eles, o especialista em navegação polar Serguei Shcherbakov, que assumirá o comando da embarcação. Segundo uma publicação russa, a escolha do trajeto celebra os 20 anos do BRICS, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“É uma aliança muito forte de vários países grandes, incluindo o Brasil e a Rússia. E esses países vêm agora desempenhando um papel importante no cenário mundial”, destacou Belov.
Com 21,5 metros de comprimento, casco de aço e dois motores de 300 cavalos de potência, o Veleiro Escola Fraternidade tem a missão de promover a educação marítima e a preservação ambiental. A bordo, os tripulantes aprendem na prática sobre navegação, enquanto exploram mares desafiadores. Foi com essa mesma embarcação que Belov realizou suas últimas expedições, incluindo travessias pelo Alasca e pela Passagem Noroeste.
Enquanto a tripulação finaliza os preparativos logísticos e documentais, a equipe confia que o veleiro está pronto para enfrentar as condições extremas do Ártico.
Nascido na Ucrânia e radicado na Bahia, Aleixo Belov formou-se em engenharia civil e, antes de se tornar um navegador reconhecido, deu aulas de matemática, lecionando inclusive para filhos de figuras influentes da região. Sua paixão pelo mar começou no final da década de 1950, quando aprendeu a mergulhar.
Ao longo da carreira, tornou-se o primeiro brasileiro a completar uma viagem de circunavegação em solitário, título concedido pela Marinha do Brasil. Em 2021, inaugurou o Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador, um espaço cultural dedicado à navegação e à vida marítima, onde está exposto o veleiro Três Marias, utilizado pelo navegador em suas jornadas pelo mundo.
Aos 79 anos, Belov e sua equipe de cinco tripulantes cruzaram a Passagem Noroeste, percorrendo mais de 20 mil milhas náuticas e tornando-se a primeira tripulação brasileira a completar a travessia. Agora, aos 82, ele se lança a mais um desafio, reafirmando sua trajetória como um dos maiores navegadores do Brasil.
Fotos: Divulgação O ex-jogador e empresário Ronaldo Nazário foi um dos visitantes ilustres da SP-Arte, maior feira de arte da América Latina, e ...
Foto: Reprodução Instagram @pretagil A cantora Preta Gil, de 50 anos, revelou recentemente que dará continuidade ao seu tratamento contra o câncer nos Estados ...
Foto: Reprodução Instagram @chase.wanda A comunicação da Bahia amanheceu de luto nesta quinta-feira (3) com a perda de uma de suas maiores referências. Morreu,...