São as experiências da vida, o cotidiano, as relações entre as pessoas e as individualidades universais que passeiam nas páginas escritas pelo escritor Wesley Correia e dão vida ao "Secreta Ilusão" (Penalux, 2024), seu mais novo livro de poemas, que será lançado no dia 06 de abril (sábado), a partir das 18h, na Casa da Mãe (Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho).
"Pode-se compreender esta secreta ilusão como sendo a própria poesia - o sonho de um amor, a desilusão, o luto, a despedida, a saudade, a finitude. E tudo isso em conjunto: fatos da vida em si sobre os quais sabemos não ter controle. Naquilo que funda e sustenta o ser há sempre algo de ilusório e secreto”, pontua o escritor.
A ideia da nova obra veio pouco tempo depois que Wesley lançou "laboratório de incertezas” (Editora Malê, 2020), livro que foi, inclusive, indicado ao mais recente vestibular da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). "Enquanto o "laboratório de incertezas" resultou de estímulos mais discursivos, o "Secreta ilusão" parece-me agora alinhar-se a uma abordagem menos dramática, como se tentasse capturar o espírito lírico das coisas, seu núcleo misterioso e sua linguagem”, completa.
Um ponto interessante e curioso do livro é o uso da linguagem cibernética, como o uso do @ e hashtags em alguns textos, trazendo para as páginas impressas a expressão linguística das telas e mostrando que a poesia ultrapassa todas as barreiras que possam existir, gerando redes e novas possibilidades. "Um poema será sempre um meio de atravessar a casca da aparência, de reafirmar o princípio da relatividade de tudo, e de promover a conexão profunda”, finaliza o autor.
No dia do lançamento, haverá uma sessão de autógrafos aberta ao público e um bate papo sobre o livro com o autor, mediado pela jornalista e escritora Kátia Borges.