Gastronomia

Um brinde à cachaça! Receitas de drinks à base de cachaça para aproveitar o Dia Nacional da Cachaça

Um brinde à cachaça! Receitas de drinks à base de cachaça para aproveitar o Dia Nacional da Cachaça
Marcello Fontes

Marcello Fontes

11/09/2021 5:00pm

Vai uma cachaça aí? Há quem não resista ou há quem não goste. Pouco importa. Mas ainda existe aquela marginalização da cachaça e um grande preconceito. Bom, deixe de lado. A bebida é boa e ostenta glamour tipicamente brasileiro, ora pela sua versatilidade, ora pela sua riqueza existente por trás deste líquido envolvente, que tem atraído muitos adeptos e despertando o interesse dos bebedores convictos.

Ela pode ser motivo de brinde e também de experiências gastronômicas. Fato é que o Doa Nacional da Cachaça – criado em 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Abrac), em homenagem à data em que a bebida passou a ser oficialmente liberada pela Coroa Portuguesa para fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661. A rebelião ocorrida no Rio de Janeiro à época, conhecida como a Revolta da Cachaça, levou à legalização da bebida, proibida até então.

Para celebrar (ou antecipar!) o Dia Nacional da Cachaça, no dia 13, segunda-feira, a Revista LetsGo Bahia, com exclusividade, preparou um especial sobre esta bebida que o setor ainda busca um reconhecimento e valorização da cachaça como produto típico e símbolo nacional. Vamos lá? Branquinha, a bendita, água-que-passarinho-não-bebe, pinga, mé, caninha, levanta-velho, danada... A lista de sinônimos é extensa e a cachaça está presente de várias formas no vocabulário e na história do Brasil. Convidamos profissionais que entendem do assunto e que prepararam drinks cheios de texturas, aromas e criatividade, à base da cachaça, esta aguardente de cana maravilhoso, perfeito para bons brindes, ao lado dos amigos. Confira agora, as receitas de drinks com cachaça de algumas casas de Salvador e de bartenders e barmens. Vamos lá?

Maria Bento é bartender à frente da empresa Bento Eventos, ao lado do sócio Thiago Aguiar, desde 2019 e partiu do princípio que menos é mais no preparo do drink ‘Alegria’. “Junte flores comestíveis como chanana, clitorea ou hibisco ou outras ao seu gosto”, sugere Bento. Em seu trabalho, destaque para coquetelaria com plantas alimentícias não convencionais.

Drink Alegria


Ingredientes: 1 pau de canela; 70ml cachaça amburana, 30ml suco de limão, 30 ml de extrato de clitorea e 30ml de xarope de batida, complementado com fermentado de maca.

Modo de preparo: Após reunir todos os ingredientes decore com flores.

Maria Bento | Bento Eventos | @mariabentooo | @bentoeventos | 71. 98286-6355

Em Praia do Forte, o Maitre e Barmen Adeilson Lisboa, do Hotel Via dos Corais, é responsável por criar drinks lindos e super bem elaborados e trouxe a receita da bebida Cachaça Amiga Salinas. “São combinações simples, mas que garantem uma super bebida para impressionar. Portanto aproveite, A estação é marcada pelo desabrochar das flores e pede drinks refrescantes para acompanhar o clima ameno.

Olha, não sei na sua região, mas aqui no Litoral Norte, o calor começou mesmo antes da primavera iniciar”, revela Lisboa.


Drink Cachaça Amiga Salinas

Ingredientes: 1 dose de cachaça Salinas; 1 caju (metade em rodelas, metade em cubos; 1 colher de sopa de açúcar; Gelo; 2 cravos; 1 pedaço pequeno de Gengibre; 2 Gomos de Limão; 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça e 4 folhas de manjericão. 


Modo de preparo: Ponha o açúcar, o caju em cubos, o cravo, a pimenta dedo-de-moça, o manjericão, o limão e o gengibre na coqueteleira. Macere um pouco com a ajuda de um macerador. Adicione pedras de gelo e a cachaça Salinas. Misture bem e sirva. 


Adeilson Lisboa | Chef Barmen | @adeilsonlisboa | 71. 99720-9592


Direto do Zambi Bar, conhecido como o bar do coquetel, com uma linha de coquetelaria autoral, o bartender Junior Queiroz apresenta o Drink Terapia. Segundo Queiroz, o coquetel Terapia traz toda a suavidade e maciez da Cachaça Cordel Feliz Cristal, acompanhado do limão galego e coentro. “O coentro vem da lembrança da minha infância na ilha de Itaparica, com a doçura do açúcar, a solução salina para trazer lembrança do mar de Itaparica”, diz. “Na finalização utilizei um broto da folha de coentro fresca que é muito utilizado na gastronomia baiana por seu sabor e aroma característico”, pontua o bartender.


Drink Terapia


Ingredientes: 50ml de Cachaça Cordel Feliz Cristal infuzionada na laranja; 4 Ramos de coentro; 20ml de Sumo de limão galego; 20ml de Xarope de açúcar e 5 gotas de Solução salina.

Modo de preparo: Coloque em uma coqueteleira o gelo e em seguida os ingredientes. Misture bem e coe em um copo baixo com bastante gelo. Por fim, decore com um broto de coentro.

Assinado por: bartender Junior Queiroz @juniorqueirozof do Zambi Bar @zambibar

Junior Queiroz | @juniorqueirozof | @zambibar | 71. 99104- 3411


+ Receitas

Com exclusividade, o bartender Uesclei Santana, da Coffeetown e Gabriel Guerra, dos etílicos Larriquerri e Larribistrô, liberaram suas receitas de drinks com cachaça. Veja, abaixo:

Drink Aracy

 

Ingredientes: 50ml de Cachaça Matriarca envelhecida em barris de Jaqueira; 30ml de infusão de ervas com jasmim e camomila e 5ml de Frangelico.

Modo de preparo: Em um mixing glass com gelo, coloca todos os ingredientes, mistura com ajuda de uma bailarina por 15 segundos, passa para um copo com gelo quadrado e finaliza com a guarnição (disco caramelizado no limão em cima da folha de limão) e perfume da água flor de laranjeira.


@ bartender_uesclei | @coffeetownsalvador



Drink Clássico Rabo de Galo

 

Ingredientes: 50ml de cachaça envelhecida; 20ml de vermute; 10ml de aperitivo Cynar 70 e Gelo e casca de limão-taiti.

Modo de preparo: Misture e mexa com gelo a cachaça, o vermute e o Cynar 70 até resfriar. Coe e finalize com um twist de limão-taiti.

 

@g_guerra | @larriquerri e @larribistro