Outubro é mês de comemoração e celebração da cultura da cerveja. Foi a partir do tradicional festejo alemão conhecido como “Oktoberfest”, que teve seu início ainda no século 19, que o período ganhou destaque em diversos lugares do mundo. Na Alemanha, a cidade de Munique é o tradicional palco para as festas. Já no Brasil, a cidade de Blumenau fica sob os holofotes durante a ocasião.
Mas claro que Salvador não ia ficar de fora dessa festa. No dia 29 de outubro, a partir das 13h, o Oktoberfest Salvador promete trazer muita diversão e cultura germânica para o público. O local escolhido é a AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, localizada em Piatã, palco de já consagrados eventos do meio cervejeiro na cidade, como o Pilsner Fest, o maior festival de cerveja artesanal e rock da Bahia. De mesma produtora, a DuCA 30 Produções, o Oktoberfest Salvador trará dois ambientes diferentes especialmente para o festejo, que contará com atrações musicais, gastronomia típica alemã, cervejarias locais, jogos tradicionais e até espaço para criançada.
O ambiente será de quermesse, com atrações para todas as idades. A festa será dividida entre dois turnos: o primeiro, vespertino, será mais voltado ao ambiente familiar. Nele o público poderá usufruir de um almoço tipicamente alemão, numa área externa gourmet onde também estarão presentes os stands das cervejarias convidadas. Além de parque infantil, peça teatral e atração musical típica.
Já no segundo turno, a partir das 18h, começam os shows principais da noite. Entre as bandas que agitam o festival estão Monarka, tocando os sucessos do rock inglês do Queen, Herbert & Richard com clássicos do cinema, flashbacks e pop e rock, fechando o dia com Faustão e os Mongas, também com muito pop e rock. Não ficarão de fora ainda as tradicionais músicas da Baviera que acompanham os jogos típicos do festejo, como arremesso de tora e barraca de tiro ao alvo.
No assunto cerveja, o evento promete deixar sua marca e selo de excelência. Mesmo se tratando de uma festa tipicamente alemã, Oktoberfest Salvador faz questão de trazer cervejarias baianas, reforçando e incentivando a economia local. Serão cervejarias com vários estilos de cervejas artesanais, todas elas com a participação in loco dos respectivos mestres cervejeiros ou responsáveis da marca. Grande oportunidade para os participantes que, além de degustar novos sabores, poderão tirar dúvidas e conhecerem algumas curiosidades deste mercado que ganha cada vez mais adeptos.