O Restaurante Dona Mariquita, que fica localizado na estreita Rua do Meio, no bairro do Rio Vermelho, está em festa. À frente do estabelecimento, a chef Leila Carreiro, recebe, no próximo dia 25, cozinheiras da nova geração e alguns convidados.
O coro de comemorações em torno do ‘15+1’, simboliza os quinze anos do Dona Mariquita, completados em novembro de 2020, mas que a chef não pode realizar, devido ao cenário pandêmico, mas que agora, Leila promete compensar nesses 16 anos, marcados por uma trajetória de sucesso e desafios, que fazem do espaço, referência em cozinha patrimonial da Bahia. Na cozinha do restaurante, a chef convidou duas jovens cozinheiras para dividir as panelas e juntas, a quatro mãos, Hosana Menezes e Thay Borba terão o desafio de propor leituras especiais de clássicos como caldinho de sururu, sarapatel, pititinga, além da irresistível poqueca de camarão com licuri, carro-chefe do Dona Mariquita.
“A ideia desse encontro na cozinha é mostrar que o Dona Mariquita passeia entre o tradicional e o contemporâneo e que a comida baiana é diversa e agregadora”, destaca Leila, que vai aproveitar para comemorar outro aniversário que passou em branco, o dos seus 50 anos. Para embalar a festa, DJ Riffs e Samba de Farofa comandam o som, alternando o bom e velho samba de roda com pérolas que dialogam com o conceito do Dona Mariquita de visitar as raízes da cultura baiana sem perder o frescor da atualidade.
O evento conta, ainda, com a produção sensível e cuidadosa de Kátia Najara. Dez!