Gastronomia

O sucesso do Gin no verão baiano

Por: Ana Virginia vilalva

O sucesso do Gin no verão baiano
Da Redação

Da Redação

08/01/2021 1:05am

O Verão chegou com tudo este ano, o que só aumenta o calor e a pedida por drinks mais refrescantes. Ao contrário da cerveja gelada e do vinho branco, a grande pedida tem sido o gin, o queridinho do momento. Com mixes diversos que usam frutas e especiarias para diversificar o leque de possibilidades, o gin hoje é carro-chefe de diversos bares e eventos no verão soteropolitano.

Um dos destaques em Salvador tem sido o gin Paramana, criado por baianos em homenagem à praia de Paramana, na Ilha dos Frades. O gestor da marca, Paulo Cavalcanti Júnior afirma que esta é a segunda homenagem à Baía de Todos os Santos, já homenageada na cachaça Maria Guarda, que também faz parte do leque de produtos do grupo. Para a criação do gin, uma empresa desenvolveu a fórmula até chegar ao toque tropical, grande diferencial do produto. “Nossos concorrentes são europeus, com formulações mais frias, então fizemos uma invenção para poder beber na praia, no mar, na beira da piscina, ou seja, uma proposta mais tropical mesmo. Então deu certo, caiu no gosto e temos uma boa distribuição. As principais redes comercializam nosso gin, não só na Bahia, mas no Brasil todo. E temos novidades vindo por aí, que é a garrafa de 1,5L que logo estará no mercado”, afirma Cavalcanti.

O empresário acredita que a escolha do gin ao invés de outras bebidas se deve a duas coisas: a customização, já que hoje em dia as pessoas querem tudo customizado, com a possibilidade de montar um produto do seu jeito. “O gin te proporciona isso, cada drink é customizado. Pode colocar mais tônica, menos tônica, sachê de chá, zimbro, canela, e ele fornece um sentimento de identidade, de ser único. Hoje se valoriza a individualidade de cada um, então acho que o gin cumpre isso.

A outra razão se deve sim, ao gin ser uma bebida fit. “O gin é menos calórico, você mistura com tônica zero, as especiarias que vão no gin têm propriedades medicinais, que auxiliam no sistema digestivo, no sistema nervoso, os botânicos também, e eu acho que tem um pouco a ver com a experiência do usuário, de ele mesmo fazer o próprio drink, brincar com as diversas combinações, esse é o momento que o gin tá vivendo”, concluiu o empresário.


A publicitária Gil Santos confessa que abre mão da cerveja para apreciar um bom gin. "Eu gosto bastante porque tem um sabor marcante, e de fato é uma bebida mais leve, e casa bem com esse clima tropical, de verão de Salvador. Eu prefiro meu gin puro, no máximo com uma raspa de limão ou pó de canela, só para dar uma leve atenuada no sabor", afirmou.

Já a relações públicas Taíssa Queiroga acredita que o gin é uma bebida que se adequa bem ao calor, com a possibilidade de criar drinks com frutas e gelo. "Por ter um teor alcóolico pouco baixo em relação a outras bebidas, é uma saída para quem tenta fugir do calor, se refrescando com algo mais leve. Eu confesso que gosto muito de gin com limão siciliano e água tônica, simples e delicioso, com a cara do verão", disse a jovem.

Quer fazer seu próprio gin? Saiba que são diversas as possíveis combinações e, dependendo do teor alcoólico da bebida, o recomendado é colocar o gelo, a especiaria / fruta / erva, o gin e depois a água tônica. Para uma taça de gin, 50ml de gin e o restante dos ingredientes. Se quiser uma bebida mais diluída, coloque 25ml.

Para uma experiência completa, confira essas duas receitas abaixo e deixe sua imaginação fluir no preparo do seu drink. E lembre-se: beba com moderação, e se for dirigir, não beba.

Brisa Paramana:

Gin Paramana
Mix de folhas de tangerina e limão siciliano
Água tônica
Folhas de pitanga

Blue Paramana:

Gin Paramana
Curaçau Blue
Folhas de pitangueira
Limão tahiti desidratado