Foto: Let's Go Bahia
A nova febre das redes sociais, o morango do amor — que combina a fruta com brigadeiro e uma crosta açucarada crocante — está mexendo com mais do que o paladar dos brasileiros: os preços também sentiram o impacto.
Na Bahia, o aumento da demanda já se reflete no mercado. Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a variação no preço do morango tem sido constante ao longo do mês de julho. Entre os dias 7 e 23, a diferença nos valores máximos tabelados chegou a R$ 12 em pontos como a Ceasa do CIA e os mercados do Ogunjá, Rio Vermelho, Paripe, Sete Portas e Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá.
Na última pesquisa divulgada pela SDE, em 22 de julho, o preço máximo da caixa da fruta saltou de R$ 30 para R$ 40 em apenas um dia. Apesar disso, a média estadual ainda não sofreu alterações significativas.
O reflexo também aparece nos dados nacionais. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, o morango foi o quinto item que mais encareceu no país em junho, com alta de 8,2%. No acumulado do primeiro semestre, o aumento chega a 39,89%.
Em Mucugê, na Chapada Diamantina, o produtor Uvilson Santos Oliveira, que cultiva frutas vermelhas como amoras, framboesas e mirtilos, percebeu a mudança na procura. Segundo ele, o morango tem sido cada vez mais requisitado por confeitarias de Salvador e de outras cidades do interior baiano.
Também em Mucugê, na Casa do Morango, uma bandeja com 250g ainda pode ser encontrada por R$ 10, mas o quilo já chega a custar R$ 35.
O sucesso do morango do amor nas redes sociais — com vídeos de preparo, desafios e adaptações — evidencia o quanto a internet tem poder de moldar tendências de consumo e até influenciar a dinâmica do mercado agrícola.