Consolidada no mercado, a Mendoá Chocolates ( www.mendoachocolates.com.br) comemora os oito anos com a abertura da loja conceito, no Salvador Shopping, na capital baiana. O cacaueiro natural reina no meio do espaço e reflete a essência da marca tree-to-bar (da árvore à barra), enquanto que o tour multissensorial conecta o cliente à marca e à natureza, em uma experiência única que mostra todo o processo produtivo.
“Olfato, paladar, tato e audição são estimulados de maneira surpreendente. Queremos contar nossa história e mostrar um pouco do nosso universo, do plantio, colheita e transformação até a embalagem dos produtos, com o cuidado e carinho em toda a cadeira produtiva”, conta Alexandre Soeiro, gerente de operações da empresa. O consumidor acompanha desde a etapa da pesquisa no laboratório próprio, à seleção, fermentação – com um cacau aberto para visualizar as amêndoas -, pela torra – em que ele sente o aroma das amêndoas e pode tocá-las – até a finalização e embalo dos chocolates e a experimentação.
Das barrinhas de 25g da linha Brasilis até as gotas de chocolate 2,5kg da linha Chefs, os 63 produtos da marca estão harmoniosamente distribuídos pela loja de 45m², que foi projetada pela Kube Arquitetura – especializada em arquitetura sensorial e design de emoção. Verde claro, verde escuro, amarelo e marrom dão o tom ao espaço, cujas cores têm inspiração na Mata Atlântica, assim como as embalagens dos produtos e a própria Mendoá.
Os chocolates com alto teor de cacau são também base para os quitutes desenvolvidos exclusivamente para o espaço gourmet, como o bolo recheado com brigadeiro de chocolate 55% de cacau, crocante de castanha do pará e caramelo salgado, o brownie feito com o clássico 70% e coberto com brigadeiro e raspas de chocolate ao leite 50% e os gelatos com 50% e 70% de cacau. Para quem gosta de café, as opções são variadas: Café Espresso Machiato, Café Gelado com Limão e Mocha Chocolate Mendoá, além de salgados e sucos.
Loja-conceito aproxima consumidor da marca
Em contramão da transformação digital, a Mendoá Chocolates já está consolidada no mercado virtual e investe no varejo físico enquanto outras empresas correm para fortalecer o online. “Temos DNA brasileiro, força de vontade para transformar valorizar a cultura cacaueira, com uso de iguarias nacionais e produção local, para gerar excelência nacional e mudança de paradigmas. Durante a pandemia, houve mudança do hábito do consumidor e nosso e-commerce bateu recorde de vendas, o que nos deu mais ânimo para trazer a marca mais próxima dos clientes, com um espaço à altura”, diz Soeiro.
Fundada em 2013, a Mendoá escolheu o conceituado centro de compras de Salvador para a estreia, no mês de aniversário, e planeja a expansão para São Paulo (SP) no segundo semestre do ano que vem. Em temos de pandemia, todas as orientações e protocolos definidos pelas autoridades de saúde são cumpridos, como o uso de máscara e face shield pelos funcionários, cardápio digital acessado por QR code, higienização frequente das mesas do espaço gastronômico, com espaçamento de 2m entre elas, e controle de capacidade de pessoas dentro da loja. “Aspiramos colocar mais emoção no mundo através do chocolate, trazer mais felicidade através de experiências prazerosas, saudáveis e sustentáveis”, diz Soeiro.