O Festival Tempero do Subúrbio está em plena atividade com o Rolê Gastronômico, que segue até o dia 31 de agosto, trazendo uma combinação de experiências culinárias e atrações culturais no Subúrbio de Salvador. Bares, botecos, confeitarias e cuscuzerias da região participam do evento, oferecendo pratos especiais e performances artísticas nos finais de semana, com músicos como Rafael Sá, Tchale, Sodré e Márcia Vinny.
O objetivo do festival é promover o turismo gastronômico-cultural no Subúrbio, impulsionar pequenos empreendedores locais e valorizar a rica herança afrobaiana que permeia a culinária da região. No último fim de semana, o evento deu início à sua programação artística com shows de Rafael Sá na Cuscuzeria Sertaneja e Tchale no Parcerias Bar e Petisco, atraindo um público diversificado.
As apresentações culturais continuam ao longo do mês: no dia 23 de agosto, Sodré se apresenta na Confeitaria Gabi Cakes; em 24 de agosto, Márcia Vinny canta no Feijão da Dulce; e no dia 31 de agosto, o encerramento fica por conta de Márcia Vinny no Tempero de Família e Tchale no Boteco da Mari.
Batalha Gastronômica
A Batalha Gastronômica, uma das principais atrações do festival, está dividida em duas categorias: atendimento em espaço físico e atendimento virtual. O público poderá votar em seus estabelecimentos favoritos, e os vencedores de cada categoria receberão um investimento de R$ 5 mil. A avaliação será feita tanto por consumidores quanto por uma equipe técnica, levando em consideração critérios como qualidade da comida, atendimento, tempo de espera, e estrutura física ou de entrega.
Os empreendedores participantes da batalha foram selecionados e passaram por mentorias em gestão de negócios e culinária. “A gastronomia do subúrbio é profundamente conectada ao ambiente comunitário e familiar, com tradições ancestrais. Com o Tempero do Subúrbio, destacamos essas características e ajudamos a posicionar estrategicamente esses negócios”, explicou George Bispo, um dos coordenadores do projeto.
Além da batalha, o Rolê Gastronômico busca estimular a circulação nos estabelecimentos participantes, com cada local oferecendo uma programação especial em um dia específico.
“Queremos que o público descubra os sabores e a diversidade de empreendimentos que são reconhecidos e valorizados na região. Nosso objetivo é também redefinir a imagem do Subúrbio, frequentemente estigmatizado, mostrando-o como um verdadeiro celeiro gastronômico e cultural”, concluiu Geise Oliveira, também coordenadora do projeto.
O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada pelo edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. A organização é da Di Preta Produções, em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro, e produção da Aganju Produções.
Programação:
- 17 de agosto
- 10h às 12h: Cuscuzeria Sertaneja - Rafael Sá
- 15h às 17h: Parcerias Bar e Petisco - Tchale
- 23 de agosto
- 17h às 19h: Confeitaria Gabi Cakes - Sodré
- 24 de agosto
- 12h às 14h: Feijão da Dulce - Márcia Vinny
- 31 de agosto
- 10h às 12h: Tempero de Família - Márcia Vinny
- 15h às 18h: Boteco da Mari - Tchale