Gastronomia

Festival Tempero do Subúrbio promove Rolê Gastronômico com atrações culturais até 31 de agosto

Festival Tempero do Subúrbio promove Rolê Gastronômico com atrações culturais até 31 de agosto
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

23/08/2024 12:25pm

O Festival Tempero do Subúrbio está em plena atividade com o Rolê Gastronômico, que segue até o dia 31 de agosto, trazendo uma combinação de experiências culinárias e atrações culturais no Subúrbio de Salvador. Bares, botecos, confeitarias e cuscuzerias da região participam do evento, oferecendo pratos especiais e performances artísticas nos finais de semana, com músicos como Rafael Sá, Tchale, Sodré e Márcia Vinny.

O objetivo do festival é promover o turismo gastronômico-cultural no Subúrbio, impulsionar pequenos empreendedores locais e valorizar a rica herança afrobaiana que permeia a culinária da região. No último fim de semana, o evento deu início à sua programação artística com shows de Rafael Sá na Cuscuzeria Sertaneja e Tchale no Parcerias Bar e Petisco, atraindo um público diversificado.

As apresentações culturais continuam ao longo do mês: no dia 23 de agosto, Sodré se apresenta na Confeitaria Gabi Cakes; em 24 de agosto, Márcia Vinny canta no Feijão da Dulce; e no dia 31 de agosto, o encerramento fica por conta de Márcia Vinny no Tempero de Família e Tchale no Boteco da Mari.

Batalha Gastronômica

A Batalha Gastronômica, uma das principais atrações do festival, está dividida em duas categorias: atendimento em espaço físico e atendimento virtual. O público poderá votar em seus estabelecimentos favoritos, e os vencedores de cada categoria receberão um investimento de R$ 5 mil. A avaliação será feita tanto por consumidores quanto por uma equipe técnica, levando em consideração critérios como qualidade da comida, atendimento, tempo de espera, e estrutura física ou de entrega.

Os empreendedores participantes da batalha foram selecionados e passaram por mentorias em gestão de negócios e culinária. “A gastronomia do subúrbio é profundamente conectada ao ambiente comunitário e familiar, com tradições ancestrais. Com o Tempero do Subúrbio, destacamos essas características e ajudamos a posicionar estrategicamente esses negócios”, explicou George Bispo, um dos coordenadores do projeto.

Além da batalha, o Rolê Gastronômico busca estimular a circulação nos estabelecimentos participantes, com cada local oferecendo uma programação especial em um dia específico.

“Queremos que o público descubra os sabores e a diversidade de empreendimentos que são reconhecidos e valorizados na região. Nosso objetivo é também redefinir a imagem do Subúrbio, frequentemente estigmatizado, mostrando-o como um verdadeiro celeiro gastronômico e cultural”, concluiu Geise Oliveira, também coordenadora do projeto.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada pelo edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. A organização é da Di Preta Produções, em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro, e produção da Aganju Produções.

Programação:

  • 17 de agosto
    • 10h às 12h: Cuscuzeria Sertaneja - Rafael Sá
    • 15h às 17h: Parcerias Bar e Petisco - Tchale
  • 23 de agosto
    • 17h às 19h: Confeitaria Gabi Cakes - Sodré
  • 24 de agosto
    • 12h às 14h: Feijão da Dulce - Márcia Vinny
  • 31 de agosto
    • 10h às 12h: Tempero de Família - Márcia Vinny
    • 15h às 18h: Boteco da Mari - Tchale