Foto: André Frutuoso
Salvador recebe o Festival do Queijo Artesanal da Bahia, um evento que celebra a singularidade do terroir baiano por meio de seus laticínios. Com entrada gratuita, a 2ª edição acontece no Mercado do Rio Vermelho de hoje (30) até sábado (01), reunindo 40 expositores.
Os visitantes terão a chance de degustar produtos premiados nacional e internacionalmente, incluindo queijos com sabores exóticos como umbu, araçá e licuri. A inovação também marca presença com iogurtes feitos com palma e frutas regionais (como maracujá e jaca), utilizando cada vez mais leite A2A2 (hipoalergênico) e opções sem lactose.
Para João Campos, presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Bahia, o grande trunfo é o terroir baiano, abrangendo quatro biomas. "Isso confere aos nossos queijos uma identidade e alma que os tornam únicos no mundo", afirma.
O festival vai além da comercialização, sendo uma experiência completa para os cinco sentidos, com degustações guiadas, palestras técnicas sobre maturação e qualidade, e o Espaço do Vinho para harmonizações. O evento é uma forma de valorizar o trabalho das famílias do campo que produzem com sustentabilidade, segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
O Festival é realizado pelo Governo do Estado (CAR/SDR) em colaboração com a Associação de Produtores e Unicafes Bahia, com suporte de outras secretarias estaduais.