Os festivais gastronômicos de Salvador têm sido grandes propulsores econômicos e culturais para a cidade, consolidando a capital baiana como um destino de destaque no cenário culinário brasileiro. Em 2023, esses eventos movimentaram mais de R$ 16 milhões na Bahia, segundo dados da Agência Sebrae de Notícias, ampliando a conexão entre a gastronomia, a história e os costumes locais.
A Salvador Restaurant Week (SRW), que chega à 24ª edição e vai até 3 de novembro, conta com a participação de mais de 100 restaurantes. A expectativa é de que sejam vendidos mais de 160 mil menus, resultando em um faturamento estimado de R$ 20 milhões. Na edição anterior, cerca de 100 mil menus foram comercializados, o que destaca o crescente interesse pelo evento. “Esses festivais promovem uma experiência cultural rica, aproximando turistas e moradores da diversidade e autenticidade da culinária baiana”, comenta Emerson West, sócio do restaurante Zaffe, no Candeal. “Além de experiências deliciosas, eles impactam diretamente o turismo e a economia, além de dar visibilidade a chefs e produtores locais, fortalecendo a conexão com a nossa comunidade.”
Outro destaque é o Salvador Burger Gourmet (SBG), que, em sua última edição, reuniu mais de 50 estabelecimentos e movimentou cerca de R$ 1,5 milhão com a venda de 40 mil experiências gastronômicas. Somados, os dois eventos são esperados para atrair aproximadamente 200 mil pessoas aos estabelecimentos participantes, reforçando o papel de Salvador como uma das capitais mais envolvidas nos festivais do Brasil, comparável a centros como São Paulo e Brasília.
Até hoje, as 47 edições da Salvador Restaurant Week realizadas no Brasil atraíram mais de seis milhões de consumidores, com a venda de 4,5 milhões de menus, movimentando cerca de R$ 500 milhões. Em Salvador, o impacto é significativo, com um aumento de 40% no faturamento local nas últimas edições.