Gastronomia

Comida di Buteco 2023 começa em Salvador

Comida di Buteco 2023 começa em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/04/2023 6:15pm

Começou nesta sexta-feira (07), a 16ª edição do Comida di Buteco, em Salvador. Distribuídos em mais de 30 bairros, com 23 participantes inéditos, os 46 butecos competem na capital soteropolitana, até o dia 7 de maio, concorrendo a uma vaga para a disputa nacional.

Com valor fixo por prato, os petiscos devem ser baseados no tema escolhido para 2023: ervas e especiarias. Para a avaliação, o público e os jurados podem votar nos butecos participantes analisando as categorias petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. O buteco que alcançar maior nota em âmbito global, ganha o título de vencedor da edição em nível local, e participa da votação nacional.

Dona do Bar do Chico,  Lais Maia conta que antes mesmo de começar oficialmente, poder participar do Comida di Buteco está sendo uma experiência surpreendente. “Tudo está sendo muito novo e gostoso de participar. Estou totalmente totalmente confiante no nosso prato e o concurso trará uma grande visibilidade para nós.”   

Trazendo como mote “A vida é feita de buteco!”, Max Rogers, coordenador regional da ação fala sobre a importância da 16ª edição, e traz  uma novidade para ajudar na localização dos butecos participantes em Salvador. “Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois afinal, ‘a vida é feita de buteco!’ E para facilitar a localização dos butecos em Salvador viemos com mais uma novidade, ‘Mapa do Comida di Buteco 2023’ o público terá a opção de encontrar com maior agilidade os butecos junto com a Sympla. São mais de 1.000 butecos cadastrados em todo o país, com a possibilidade de criar rotas em cada cidade com os principais aplicativos de mobilidade”, explica.