Gastronomia

Cris Une inaugura restaurante conceitual no Rio Vermelho

Cris Une inaugura restaurante conceitual no Rio Vermelho
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

24/11/2025 9:00pm

Foto: Brenda Matos

O Rio Vermelho se prepara para receber, a partir de dezembro, um novo espaço dedicado à gastronomia criativa e às artes integradas. Trata-se do UNE COZINHA, restaurante idealizado pela empresária e cozinheira Cris Une, que apresenta o projeto nesta quarta-feira (19), data em que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino. A novidade marca também o encerramento das atividades da unidade da Casa Castanho no bairro, onde funcionava a tradicional casa de café da manhã e brunch que se tornou referência na capital baiana.

Após oito anos à frente da Casa Castanho, Cris anuncia sua despedida e inaugura uma nova fase. “A gastronomia pulsa muito forte aqui dentro. Tenho uma inquietude constante, quero criar pratos, desmistificar ingredientes. Dessa energia nasce o UNE COZINHA, um restaurante que traduz minha essência, com cardápios sazonais, do café ao coquetel, e pratos para compartilhar, cheios de misturas que falam da minha ancestralidade”, afirma.

O novo espaço aposta na fusão entre culinária e expressão artística. A cada estação do ano, além da troca completa do cardápio, o restaurante receberá uma pessoa artista convidada, que apresentará sua trajetória e ocupará o ambiente com obras e intervenções. “Eu queria que as pessoas vivessem algo além da gastronomia. A proposta é sentir essa somatória de artes — visuais, plásticas e gastronômica. ‘UNE’, no sentido de unir, traduz exatamente essa ideia”, explica Cris.

Ao se despedir da Casa Castanho, a cozinheira celebra o ciclo que se encerra. “Foram anos intensos, de entrega, alegrias e muitos aprendizados. Sou muito grata a tudo o que vivi como cozinheira e empreendedora. Agora, nasce uma nova cozinha”, destaca.

A Casa Castanho do Rio Vermelho encerra suas atividades no dia 27 de novembro, dando lugar ao novo restaurante. Até lá, o atendimento segue normalmente. “Vamos funcionar até o último dia para nos despedirmos de cada cliente com um cafezinho e um abraço”, reforça Cris.