Foto: Oito8 Labs
Inspirada nas tradicionais “rutas de tapas” da Espanha, a primeira edição da Rota RV chega ao bairro do Rio Vermelho, em Salvador, no dia 8 de maio (quinta-feira), com ingressos esgotados menos de 24 horas após o anúncio nas redes sociais. A proposta inovadora convida o público a viver uma noite enogastronômica itinerante por quatro dos principais restaurantes da região, reforçando o momento vibrante da cena culinária local.
Com preço fixo de R$ 200, o evento oferece um circuito livre entre as casas participantes — Ayrà Bar, La Taperia, Manga e Silva Cozinha —, onde os clientes recebem, em cada parada, uma taça de vinho (ou drink autoral sugerido) e um petisco selecionado especialmente para a ocasião. O formato lembra as rotas gastronômicas europeias, mas com ingredientes, temperos e talentos baianos e brasileiros.
A ideia é incentivar a circulação pelo bairro mais boêmio da cidade, convidando o público a experimentar diferentes atmosferas e estilos de cozinha em uma só noite, sem ordem ou tempo determinado. A experiência é conduzida por um “passaporte” carimbado em cada parada.
Os participantes:
- Ayrà Bar – Estreante entre os quatro, o bar tem curadoria do chef Ícaro Rosa e da cantora e empresária Elen Luz, dupla à frente do elogiado restaurante Jiló. Entre os destaques do menu, estão o pastel de jiló com queijo meia cura e o gyoza de moela com ponzu de camarão seco.
- La Taperia – Comandado pelo casal José Morchon e Juli Holler, o restaurante é referência em tapas espanholas na cidade. Para a Rota, criou pratos como o smoketartar de black angus e o canelon de socarrat com creme de castanhas.
- Manga – Dos premiados chefs Dante e Kafe Bassi, traz sua assinatura criativa em itens como o croquete de pato com tucupi e o peixe selado na brasa com feijão mangalô.
- Silva Cozinha – Sob o comando do chef Ricardo Silva e da empresária Luciana Mastique, o restaurante propõe uma culinária leve e saborosa com pratos como ceviche de camarão com aji amarillo e lulinha na brasa com salsa criolla.
Com o sucesso imediato da primeira edição, uma nova data já está sendo considerada para junho, consolidando o Rota RV como mais um capítulo promissor no fortalecimento da gastronomia soteropolitana.