Ingredientes brasileiros compõem o menu da próxima edição do Origem Convida, que destacará técnicas da gastronomia japonesa. O evento acontece na nesta quarta-feira, 14, às 18h45 no Restaurante Origem, no Caminho das Árvores, e contará com menu degustação em 12 etapas assinado pelos chefs Marcelo Fugita (Soho), Fabrício Lemos (Origem) e Roger Lima (Hatsu Izakaya).
Nas mãos dos chefs, a delicadeza da gastronomia japonesa, que surpreende o paladar, se torna autoral com elementos inusitados como o ouriço. “As pessoas podem esperar muito sabor, a culinária japonesa é coberta de umami e vamos explorar isso a cada etapa do menu, junto a elementos brasileiros”, explica o chef Fabrício Lemos, idealizador do evento.
O umami mencionado pelo chef é, na verdade, o quinto sabor. Descoberto pelo professor de Química da Universidade Imperial de Tóquio, Kikunae Ikeda, em 1908, o umami não é possível de ser percebido isoladamente. Sua complexidade está em destacar a presença dos outros sabores, em harmonia.
Essa verdadeira orquestra de sabores se dá através dos contrastes, como a presença do mel sendo explorada do doce ao salgado, como explica o chef Roger Lima. “Ao utilizar o mel em diferentes composições, explorando desde molhos à técnica de maturar peixes, é possível passear por sensações diferentes”, explica.
O mel utilizado pelos chefs é orgânico, da Beeva Brasil, proveniente de floradas específicas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro que corresponde a cerca de 70% da região Nordeste.