Gastronomia

Casa de Tereza e Tabuleiro da Chef juntos pelo Dia Nacional da Mandioca

Chef Tereza Paim ensina receita de Bolinho de mandioca, carne-seca e queijo coalho para celebrar a data

Casa de Tereza e Tabuleiro da Chef juntos pelo Dia Nacional da Mandioca
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

18/04/2023 5:22pm

Quem não resiste a uma mandioca? Versátil e eleita pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o alimento do século XXI, a mandioca, esta valiosa planta, presente na vida dos brasileiros, é um símbolo da cultura alimentar do país, e está na linha de frente da gastronomia do Restaurante Casa de Tereza e também do Tabuleiro da Chef.

Comemorado no dia 22 de abril, o Dia Nacional da Mandioca, é um momento convidativo para celebrar e comer o alimento. No restaurante da chef Tereza Paim, por exemplo, a mandioca ou macaxeira, é um dos acompanhamentos das moquecas da casa, é a base do Bobó de camarão, caldinhos, dentre outros. "Mandioca é a raiz do Brasil. Um produto de domínio de nossos povos originários, os índios brasileiros. Hoje, o Brasil consome mandioca do Oiapoque ao Chuí de várias maneiras", revela Tereza. De acordo com a chef, a mandioca já ganhou o mundo, sendo consumida em todos os continentes. "Eu diria que ela é o ingrediente mãe da cozinha brasileira", finaliza.

Mas é no Tabuleiro da Chef – loja online de produtos assinados por Tereza Paim – que está uma das grandes paixões da chef: as farofas. Falando nelas, as farofas estão em ritmo de exportação para fora do Brasil. Com seis sabores (Amarelinha, Baianinha, Branquinha, Churrasquinha, Duquesa, Sertaneja e Verdinha), um blend de três farinhas de mandioca da Bahia, que juntas trazem a essa farofa gourmet um sabor especial do interior baiano, é feita com insumos de agricultores familiares da capital baiana.

Em clima de feriadão de Tiradentes, durante o fim de semana, que tal preparar um delicioso Bolinho de mandioca, carne-seca e queijo coalho, acompanhado de uma cervejinha e uma farofinha? Confira, abaixo, a receita de Tereza Paim, que está no seu livro Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos.


Bolinho de mandioca, carne-seca e queijo coalho

Rendimento: 20 porções Tempo de preparo: 1h


Ingredientes

1kg de mandioca descascada e cortada em pedaços 

150g de farinha de trigo

100g de manteiga 

3 ovos 

250g de queijo parmesão ralado

100ml de leite 

Sal a gosto 

150g de queijo coalho picadinho

150g de carne-seca desfiada 

200g de farinha de rosca

1l de óleo para fritar e Água (quanto baste)


Modo de preparo

1.    Em uma panela funda, leve a mandioca ao fogo alto com pouca água (somente o suficiente para cobrir os pedaços). À medida que a água for evaporando, coloque água fria para dar um choque térmico, o que ajuda a mandioca ficar mais tenra.

2.    Quando a mandioca estiver tenra, desligue o fogo e escorra a água (mas não jogue fora).

3.    Passe a mandioca cozida, ainda morna, por um moedor para formar uma pasta.

4.    Em uma tigela, misture a pasta da mandioca ainda morna, com a farinha de trigo, a manteiga, os ovos, o parmesão, o leite e o sal. Em seguida, sove essa massa por mais ou menos 15 minutos. Se achar que ela ainda está muito dura, inclua um pouco de água do cozimento (30ml a cada vez), sovando e checando a textura até estar macia.

5.    Divida a massa em pedaços e molde os bolinhos, recheando cada um com o queijo coalho picadinho e a carne-seca desfiada.

6.    Coloque os bolinhos sobre uma assadeira e leve ao congelador por 20 minutos.

7.    Retire do congelador, molhe cada bolinho em um pouco de leite e em seguida empane com a farinha de rosca, cobrindo todos os lados.

8.    Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira funda.

9.    Frite os bolinhos submersos em óleo bem quente e sirva.