Finanças

Salvador conquista 1º lugar em ranking de gestão fiscal elaborado pela Firjan

Salvador conquista 1º lugar em ranking de gestão fiscal elaborado pela Firjan
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/11/2023 1:10pm

Salvador conquistou o primeiro lugar entre as capitais do país no ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2023, com nota máxima nos quesitos autonomia, gastos com pessoal e liquidez. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (31).

Elaborado pela Federação Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o índice avaliou quatro indicadores (investimentos, liquidez, autonomia e gastos com pessoal) das contas públicas de 5.240 municípios brasileiros. De acordo com a metodologia aplicada, quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho.

Em relação ao levantamento de 2022, a nota geral de Salvador subiu de 0,8739 para 0,9823. A pontuação foi a maior da cidade desde a criação do estudo, em 2013. Cabe destaque na excelente avaliação em ‘investimentos’, que aumentou de 0,4958 para 0,9294.  

O índice de autonomia, que verifica se as receitas oriundas da atividade econômica suprem os custos da estrutura administrativa da Prefeitura, também foi destaque na avaliação. Pelo décimo ano seguido, o município obteve nota 1 no quesito. Já o indicador ‘gasto com pessoal’ garantiu a nona pontuação máxima.

Para Giovanna Victer, secretária municipal da Fazenda, as decisões políticas do prefeito Bruno Reis foram essenciais para os resultados positivos na gestão fiscal. Além disso, a gestora apontou que existe uma cultura no governo, desenvolvida nos últimos dez anos, do gasto responsável dos recursos públicos. Giovanna também destacou que o uso de tecnologia e análise de dados foram fundamentais para manter o ‘grau excelência’ conquistado pela capital baiana desde 2017.  

“O uso responsável dos recursos públicos impactou diretamente no bom desempenho da capital baiana no índice. A boa notícia se dá, principalmente, pela cultura de governo que a Prefeitura desenvolveu nos últimos anos, de investir mais recursos nas políticas que alcançam a população e menos na máquina pública. Ações de desburocratização impulsionaram o crescimento da atividade econômica da cidade e, por consequência, da receita. O bom planejamento estratégico com a definição de prioridades, por meio de uma equipe técnica de excelência, foi fundamental neste processo”, disse.

Conquista – Em 2023, Salvador também obteve pelo quarto ano seguido nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O levantamento analisa a consistência das informações enviadas pelos entes federativos através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sincofi).