Finanças

Jovens estão se tornando potenciais investidores na bolsa de valores

Jovens estão se tornando potenciais investidores na bolsa de valores
Da Redação

Da Redação

19/02/2022 6:30pm

A mente jovem parece estar mudando os padrões não somente nas tendências da moda, entretenimento e afins, como também na economia, saindo da trilha de seus pais e avós, muitos jovens estão se tornando investidores da bolsa de valores. 

A especialista em bem-estar financeiro e fundadora da ACI - Academia de Competências Integrativas, Rebeca Toyama, analisou alguns padrões dessa mudança.

“Em nossos alunos e clientes da ACI, observo o quanto é libertador entender como nossos comportamentos financeiros foram adquiridos e a partir disso a compreensão de que eles podem ser mudados. Hora estamos reproduzindo comportamento de forma sem perceber, e agora estamos reagindo a experiências passadas de forma inconsciente, e isso prejudica muito a forma que as pessoas se relacionam com dinheiro”, comenta Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro.

De acordo com um levantamento feito pela B3 - a bolsa brasileira, mostra que a idade média do investidor no mercado acionário nacional recuou 11 anos desde 2016. Nos dias atuais, dos 5 milhões de brasileiros com contas na B3, 62% têm menos de 40 anos, e ainda, um total de 600 mil brasileiros com idade de até 24 anos já investem em ações, o que representa 12% do total.

“A revolução pela qual o mercado tem passado contribui para que esse jovem tenha mais interesse e acesso a produtos e conhecimento financeiro, e isso ajuda bastante na mudança de atitude. A tecnologia e diversidade de ofertas de produtos financeiros motiva e facilita a entrada de pessoas cada vez mais jovens no mercado”, finaliza Toyama.

Rebeca traz 4 ações que podem auxiliar para que cada vez mais jovens aprendam a cuidar de seu bem-estar financeiro, junto ao CFPB (Consumer Financial Protection Bureau) que também define 4 competências que podem afetar o bem-estar financeiro:

1- Acredite na sua capacidade de influenciar seus resultados financeiros;

2- Concilie seu estilo de vida a seus objetivos financeiros para manter qualidade de vida no presente, sem colocar seu futuro em risco;

3- Seja perseverante, obstáculos fazem parte da vida, use sua criatividade para enfrentar desafios inesperados sem comprometer suas finanças;

4- Planeje seu orçamento doméstico e controle os impulsos consumistas, seu bem-estar financeiro e a natureza tem muito a ganhar (funcionamento executivo);