A crise financeira provocada pela Pandemia da Covid-19 ainda é responsável por grandes impactos no campo da Educação e pode ser indicada como um dos principais fatores que contribuem para a evasão de 15% dos alunos de escolas privadas no estado, de acordo com levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe).
Diretor financeiro da entidade, Jorge Tadeu Coelho destaca que Salvador sofreu um impacto ainda maior, registrando 20% de evasão dos estudantes matriculados nas unidades filiadas ao sindicato. Segundo ele, são cerca de “3 mil escolas particulares na Bahia. Do total, 1.500 estão em Salvador. O número de alunos matriculados, da educação infantil ao ensino médio, nas escolas particulares da capital são cerca de 145 mil. Na Bahia temos, no total, 500 mil alunos”.
Na contramão do contexto de crise, o Colégio São Bento, um dos ícones das instituições de educação religiosa, localizado no Centro de Salvador, inovou na abordagem e conseguiu não só manter a quantidade de estudantes do ano passado, acabou duplicando o número de matrículas, o que surpreendeu até as projeções mais otimistas.
A escola está entre as mais antigas da cidade, com 117 anos de história, e utilizou a larga experiência para empreender de forma eficaz, se antecipando ao problema já previsto e contratando uma assessoria de marketing, que passou a gerenciar a imagem da entidade, reposicionando a instituição no mundo digital.
Diretor do colégio, Dom Eduardo afirma que o São Bento se permitiu e se reinventou ao perceber que era necessário dar origem a uma nova versão na era digital. De acordo com ele, "em Salvador durante a Pandemia, 30 colégios particulares fecharam as portas, e, em média, 10 mil alunos saíram da rede particular e foram migrados para a rede pública de ensino".
Era necessário agir depressa para evitar que a estatística passasse a incluir o São Bento e, por isso, a direção da escola optou pela contratação da produtora Escritório do Pensamento.
Produtora cultural, atriz e diretora do Escritório do Pensamento, Marília Carvalho disse que o desafio foi grande, mas perceber que a estratégia superou as expectativas deu aos colaboradores da produtora a convicção de que é possível criar um modelo de comunicação concentrado na comunidade escolar, agregando valor para pais, responsáveis e alunos.
Ela afirmou que o esforço aliou ações nos campos virtual e físico, utilizando “as redes sociais para realizar campanhas, contratando carros de som, outdoor, panfletagem e parcerias para oferecer descontos para alguns grupos de trabalho, a exemplo dos bancários que tiveram o direito de inserir seus filhos na escola sendo contemplados com descontos especiais".
Funcionário da escola, Francisco Silva conta que a parceria entre o São Bento e o Escritório do Pensamento “surgiu através do professor e palestrante Ricardo Carvalho, que é um dos sócios da produtora e utilizou sua expertise através dos meios de comunicação, atraindo alunos para a instituição”.
Além do desenvolvimento de eventos, campanhas publicitárias, gestão de mídias sociais e produção cultural, o Escritório do Pensamento é coprodutor do programa “Fala Mestre”, que vai ao ar todos os sábados, às 9h, na TV Band Bahia, com conteúdo voltado para a Educação, Arte, Ciência e Cultura.
Em 2020, no início da Pandemia, a produtora desenvolveu o projeto “TV Enem”, um programa de TV diário veiculado no Youtube e nos canais TV Alba e TV Câmara, que reuniu mais de 100 professores, artistas, jornalistas e profissionais de todas as áreas, das redes pública e privada, levando aulas de todas as disciplinas com temas que caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.