Finanças

Banco Central informa que brasileiros possuem dinheiro parado a receber de instituições

Banco Central informa que brasileiros possuem dinheiro parado a receber de instituições
Da Redação

Da Redação

25/01/2022 6:30pm

O Banco Central informou que os brasileiros possuem dinheiro parado a receber de instituições bancárias o qual não possuem consciência, por isso lançou nesta segunda-feira(24) o sistema de verificação intitulado Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) que permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução. 

Segundo o BC, cerca de R$ 3,9 bilhões devem ser devolvidos nesta primeira fase para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas, o valor total é estimado em R$ 8 bilhões.

"Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores", declarou o Banco Central em nota. 

No site do Banco Central acessar a página “Minha Vida Financeira”, e realizar o acesso através do CPF ou CNPJ de sua empresa ou da empresa que representa. 

Se tiver valores a serem devolvidos, o cidadão deve acessar o Registrato e verificar: 

  •  o total de dinheiro a receber; 

  •  o banco que deve devolver o recurso; e 

  •  a origem desse recurso. 

Para acessar o Registro é necessário possuir cadastro no login único do Governo Federal. 

Para receber os valores de volta, há duas opções: 

  • Em "Solicite aqui" será possível selecionar a devolução via PIX na sua conta em até 12 dias úteis. 

  • Os bancos que não optarem por Pix terão as opções TED ou DOC, mas desde que no prazo de até 12 dias úteis e desde que na conta onde você registrou a chave Pix indicada no Registrato. 

Caso haja problemas na solicitação do resgate e o banco não envie o dinheiro, o BC orienta que os cidadãos reclamem nos canais de atendimento da própria instituição financeira, a exemplo do SAC. Na sequência, os clientes devem recorrer às ouvidorias dos bancos.