Com o ritmo de aberturas mais intenso de sua história, o Assaí Atacadista acaba de quebrar um novo recorde para o atacado alimentar brasileiro. A rede atacadista concluiu o seu plano de expansão deste ano com 60 inaugurações de lojas somente em 2022 (no ano anterior, foram 28 unidades abertas). A marca foi atingida com a inauguração do Assaí Abolição, em Campinas (SP).
O resultado supera o guidance de 58 aberturas previstas para até dezembro e estabelece um novo marco para o segmento. Apenas no 2º semestre, foram 52 inaugurações – ou uma abertura a cada 4 dias em todo o país, o que evidencia a forte capacidade de execução da Companhia. A expansão acelerada tem como principal motor a compra de 70 pontos comerciais de hipermercados adquiridos em 2021 em todo o país. Mas conta também com projetos orgânicos – unidades construídas do zero em novos terrenos.
Do total, 47 aberturas feitas no período foram conversões de pontos de hipermercados. Tratam-se de obras complexas e que demandam a completa adequação dos espaços para a operação do atacarejo. Da fundação ao telhado, os edifícios são completamente modernizados: o piso passa a sustentar um nível de carga três vezes maior, os equipamentos são substituídos, a planta do salão de vendas e salas administrativas é refeita. Assim como as fachadas das unidades que, em parte dos casos, passam a contar com obras de artistas locais a fim de valorizar a cultura de cada município. Já as demais 13 lojas do total de 60 pontos são orgânicas e foram idealizadas desde o início para operarem como atacarejo.
O projeto também permitiu ao Assaí modernizar o parque de lojas já existente. Isso porque parte das aberturas substituíram lojas antigas que ficavam muito próximas aos novos pontos ou eram operações Combo (quando as lojas ficam lado a lado) com o Extra Hiper – após as reformas, o Assaí passou a ocupar o espaço maior do hipermercado.
Desta forma, a Companhia encerra 2022 com 263 lojas em operação e uma área de vendas superior a 1,3 milhão de m², um incremento de mais de 340 mil m² de área de vendas, cerca de 36% superior em relação a 2021. Em 2023, o Assaí dará continuidade ao seu intenso processo de expansão com a finalização do projeto de conversões ainda no primeiro semestre de 2023 e com a abertura de cerca de 20 lojas orgânicas. Com a continuidade das inaugurações, o Assaí reitera seu guidance de R$ 100 bilhões de faturamento em 2024 e o atingimento de mais de 300 lojas em operação.
Inaugurações na Bahia - Apenas na Bahia, a Companhia conta, atualmente, com 23 unidades em funcionamento e, neste ano, inaugurou 5 novas lojas no Estado (Assaí Barris, Assaí Teixeira de Freitas, Assaí Cabula, Assaí Vasco da Gama e Assaí Rótula do Abacaxi). Dessas, quatro foram somente em Salvador, e uma em Teixeira de Freitas (no Extremo Sul). Juntas, as aberturas das novas unidades contribuíram com a geração de 2.500 empregos diretos e indiretos para a região.
Além disso, a Bahia foi o primeiro Estado a receber uma geração atualizada com serviços até então inéditos nas lojas da Companhia, como Padaria. O sucesso comprovado nas terras baianas agora tem sido replicado nas demais unidades de todo o Brasil – assim como consolidaram a Bahia como o 3º Estado com a maior quantidade de lojas do atacadista, atrás apenas de São Paulo (onde a Cia foi fundada) e Rio de Janeiro.
Com isso, atualmente o Assaí está presente nos municípios de: Juazeiro, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Salvador, Paulo Afonso, Guanambi, Camaçari, Ilhéus, Serrinha, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Barreiras e Teixeira de Freitas. E para 2023, o Assaí prevê inaugurar mais uma unidade até o fim de 2023, na Avenida Paralela, na capital soteropolitana.
As unidades inauguradas trazem inovações na proposta de valor tradicional do atacarejo, e incorporam produtos e serviços de acordo com o perfil de cada região e a demanda local. Entre as novidades, parte das lojas já conta com serviços de Empório de Frios, Padaria, Adega de Vinhos, além de vagas com recarregadores para carros elétricos.
A expansão do Assaí beneficia não só os clientes, mas a população local, em relação à geração de renda. Neste ano, a Companhia gerou cerca de 22 mil novos empregos em todo o país, tornando-se um dos 5 maiores empregadores privados do Brasil. Além disso, cada obra da construção das unidades, seja orgânica ou reforma, emprega 350 pessoas, em média, pelas construtoras – o que também contribui para aquecer a demanda na construção civil nacional. Neste ano, o Assaí integrou ainda, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3, que reconhece o comprometimento com a sustentabilidade empresarial; e também recebeu o selo Great Place to Work, sendo reconhecido como um excelente lugar para se trabalhar.