A Ambev, empresa nacional de produção de bebidas e maior da América Latina, não se reconhece mais como apenas uma empresa de bebidas e busca expandir para uma plataforma multi-marcas.
Pelo menos foi assim que o CEO da Ambev (ABEV3), Jean Jereissati, definiu a transformação em curso dentro da empresa.
“Ser apenas uma companhia de bebidas não nos representa mais”, declarou nesta terça-feira (02). Jereissati reforçou que a companhia se enxerga como uma “plataforma de marcas”, uma referência em todo o ecossistema em torno da venda de bebidas. Para chegar lá, a aposta principal é a digitalização.
A empresa já está mudando e ampliando seu curso a algum tempo, a princípio iniciou, em 2015, o aplicativo para entrega de bebidas Zé Delivery, focado no consumidor final. Sendo destaque nos balanços gerais da empresa desde o início da pandemia. Além disso, criou em 2019 o Bees, focado nos bares e restaurantes.
Os bons números mostram que as novas frentes têm alto potencial de crescimento, que é justamente o novo foco da companhia.
“Como desenvolvemos novos negócios com diferentes perfis financeiros, acreditamos que o ROIC será a melhor métrica para capturar completamente o valor de uma empresa que está se transformando”, afirmou o CEO.
Muitos investidores estão enxergando de maneira positiva essa mudança e a companhia já teve uma alta de 3% em um único dia.
Segundo explicou Lucas Lira, CFO da Ambev, a mudança ainda está na fase inicial e por isso é difícil explicar o que devemos esperar.
“Estamos buscando muitas oportunidades não só no nosso negócio principal, mas também em nossas capacidades tecnológicas – que, se forem bem executadas, podem desbloquear a criação de valor de longo prazo e de forma sustentável”, afirmou.