Esportes

Praia de Inema recebe 4ª etapa do Campeonato Baiano de Canoa Polinésia

Praia de Inema recebe 4ª etapa do Campeonato Baiano de Canoa Polinésia
Da Redação

Da Redação

11/09/2025 6:02pm

Fotos: Tríade Imagens

A paradisíaca Praia de Inema, em Salvador, será o cenário da 4ª etapa do Campeonato Baiano de Va’a 2025, nos dias 20 e 21 de setembro. Pela primeira vez, a competição ocorre no local com chancela da Federação de Canoagem Polinésia/Va’a da Bahia (FEVAABA) e será organizada pela M1 Eventos Esportivos, reunindo atletas de todo o estado nas modalidades V1R/OC1 (individual com leme), V2R/OC2 (dupla com leme) e OC6 equipe, nas categorias principais e Estreante.

As três primeiras etapas do campeonato aconteceram em Morro de São Paulo, Ilhéus e Itaparica, evidenciando a diversidade de cenários litorâneos que recebem a modalidade. Ao final da etapa em Inema, os campeões serão definidos e as medalhas entregues aos vencedores.

A escolha da Praia de Inema tem simbolismo especial: localizada em área sob os cuidados da Marinha do Brasil, a praia recebe um evento que celebra não apenas o esporte, mas também a preservação ambiental e a valorização da cultura náutica.

A canoa polinésia é um dos esportes aquáticos que mais cresce na Bahia. Segundo Manoel Lima, CEO da M1 Treinamentos e Eventos, responsável pela organização, o estado conta com mais de 250 atletas federados e cerca de 3.000 praticantes. “O Va’a tem atraído centenas de simpatizantes, movimentando turismo, lazer e integração cultural”, destaca. A expectativa é receber cerca de 800 pessoas por dia, com entrada gratuita. Interessados em assistir devem enviar e-mail para [email protected], informando nome completo e CPF, e aguardar as instruções.

O evento conta com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), reforçando o compromisso com a democratização do esporte, inclusão social e promoção do turismo esportivo. “A etapa promete não apenas revelar novos campeões, mas também fortalecer a presença da canoa polinésia no calendário esportivo nacional”, finaliza Manoel Lima.