Esportes

Pan: boxe brasileiro vai a 3 finais e carimba mais 2 vagas olímpicas

Pan: boxe brasileiro vai a 3 finais e carimba mais 2 vagas olímpicas
Da Redação

Da Redação

26/10/2023 7:30pm

O boxe brasileiro se classificou ao menos a três finais nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) e ainda carimbou mais duas vagas olímpicas. Nas primeiras semifinais disputadas nesta quinta-feira (26), a baiana Tatiana Chagas levou a melhor sobre a chilena Denisse Vilches, dona da casa, por 4 a 1, na categoria 54 quilos. Um triunfo e tanto para a pugilista de 32 anos que não só se credenciou para a luta decisiva pela medalha de ouro no Pan, como também assegurou presença os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

O número de finalistas pode aumentar até o término das semifinais que prosseguem esta noite. Tatiana, Bia e Keno disputam a final nesta sexta (27). A primeira luta valendo o ouro será de Tatiana, às 11h (horário de Brasília). O Pan tem transmissão ao vivo no site do Canal Olímpico do Brasil.

"[A torcida contra] mexeu um pouco, sim, isso deu mais gás a ela [a adversária chilena], que veio mais agressiva para cima de mim, mas sou brasileira, sou determinada, e fui na raça”, analisou a baiana, ouro ano passado nos Jogos Sul-Americanos de Assunção (Paraguai).  “Estou feliz, mas vou ficar mais feliz ainda quando eu conquistar uma medalha olímpica, esse é meu grande objetivo”, revelou Tatiana, em depoimento ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A bicampeã mundial Beatriz Ferreira, que ontem carimbou a vaga olímpica ao se classificar à semifinal dos 60 kg, voltou a vencer nesta quinta (26) e vai disputar a segunda final consecutiva dos Jogos Pan-Americanos.  Natural de Salvador (BA), Bia superou hoje a norte-americana Jajaira Gonzalez, por 4 a 1. A brasileira vai buscar o bi pan-americano às 11h30 desta sexta (27).

No boxe masculino, Keno Marley (92 kg) avançou à final por W.O. (sigla em inglês que significa ausência do adversário). O brasileiro lutaria a semi hoje com o canadense Bryan Colwell, que não passou no exame médico em razão de um corte profundo no supercílio.  Com a classificação à final dos 92 kg, de quebra Keno garantiu o direito de competir pela segunda vez em Olimpíadas: a primeira delas foi em Tóquio. O baiano sobe ao ringue para a luta final às 19h40 desta sexta (26).