Esportes

Olimpíadas de Inverno começam hoje, saiba mais

Olimpíadas de Inverno começam hoje, saiba mais
Da Redação

Da Redação

02/02/2022 3:30pm

As Olimpíadas de Inverno começaram hoje (02), e estão sendo sediados em Pequim, na China. Porém, a cerimônia de abertura é só na sexta-feira (04), às 9h. 

O primeiro esporte a ser disputado foi o Curling, onde a China venceu contra a Suíça e os Estados Unidos contra a Austrália na seção 1 de duplas mistas da fase de grupos.  

Enquanto as olimpíadas que comportam natação, futebol, vôlei entre outros esportes surgiu de uma herança cultural grega, as olimpíadas de inverno surgiram a partir da tradição dos jogos Nórdicos realizados na Suécia em 1901. Este ano a sede dos jogos será a capital chinesa depois de 14 anos, em 2008 Pequim recebeu os Jogos de Verão, se tornando assim a primeira cidade a receber o evento nas duas estações. 

Este ano houve a expansão para 15 esportes e inclusão de novas modalidades, femininas e mistas. Assim como no Japão os jogos não terão plateia, entre os destaques de medidas protetivas contra a Covid-19 estão os robôs, em vários setores é possível vê-los, como limpeza, preparação de alimentos e atendimento. 

No Brasil os jogos serão transmitidos apenas pelo canal SporTV e ocorrerão no período da madrugada e manhã, devido ao fuso horário. Apesar da falta de neve em nosso país, contamos com uma equipe pela 9º vez nos jogos de inverno, infelizmente sem medalhas, com  dez representantes nas modalidades de esqui alpino, esqui croos-country, esqui estilo livre, bobsled e skeleton. É a primeira vez que o país estará na disputa do skeleton, com Nicole Silveira. De toda a delegação, apenas Sabrina Cass (esqui estilo livre) não é brasileira nata. 

Os porta-bandeiras brasileiros serão Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti, ambos possuem recorde de participação e farão suas despedidas olímpicas neste último desafio. 

Os jogos ocorrem até o dia 20 de fevereiro.