Fotos: Tríade Imagens
A terceira edição do Oceanman Brazil consolidou Salvador como uma das principais sedes do maior circuito mundial amador de natação em águas abertas. No último fim de semana (29 e 30 de março), o evento reuniu 670 atletas do Brasil e de outros 20 países, que disputaram cinco provas com chegada no Porto da Barra.
O Oceanman conta com etapas seletivas em 35 países para o Mundial, que será realizado em dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. No Brasil, além de Salvador — onde a competição integrou as celebrações pelo aniversário da cidade — as provas também ocorrerão em São Paulo e no Rio de Janeiro, no segundo semestre.
Resultados das provas principais
As principais disputas ocorreram na manhã de domingo (30). Na prova Oceanman (10 km), que teve largada na Praia da Boa Viagem e chegada no Porto da Barra, Yuri Daiha, do Yacht Club da Bahia, conquistou o primeiro lugar, seguido por Luiz Renato Topan, da Alvorada Barel, e Gustavo Ferreira, da Itabuna Natação. No feminino, a tricampeã Victoria Beatriz Menezes, do Clube Petrobrás, garantiu o ouro, com Beatriz Nantes, da Bardu Swim Team, e Juliana Coelho, de Pernambuco, completando o pódio.
Na categoria Half Oceanman (5 km), que teve largada no Terminal Náutico e chegada no Porto da Barra, David Magalhães, da Arena Aquática, venceu entre os homens, enquanto Sinara Soares Pazos, do CTRA Singular Pharma, garantiu o tricampeonato feminino. O percurso das provas passou por pontos turísticos icônicos de Salvador, como os fortes Santa Maria, São Diogo e São Marcelo, além do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Presença de lendas da natação
Os troféus e medalhas foram entregues por autoridades como Andréa Mendonça, secretária do Mar de Salvador; Gegê Magalhães, diretor municipal de Turismo; Fermin Egídio, criador da marca Oceanman; Marcos Yano, da Vega Sport; Daniel Cansanção, CEO do evento no Brasil; e Beto Porciúncula, diretor do evento no país.
Entre os convidados especiais estavam os medalhistas olímpicos Edvaldo Valério (bronze em Sydney 2000) e Poliana Okimoto (bronze no Rio 2016), que também é embaixadora do Oceanman. Um dos destaques da edição foi o belga Vincent Toulot, vencedor das categorias 60-69 anos do Half Oceanman e do Sprint. Com mais de 2.000 pódios acumulados pelo mundo, Toulot pretende disputar todas as etapas do Oceanman em 2025.
Oceanman impulsiona turismo local
A programação começou no sábado (29), com a OceanKids (500m), a OceanTeams (500m) e a Sprint (2 km), atraindo um público expressivo à arena do evento, no Porto da Barra.
Para Andréa Mendonça, secretária do Mar de Salvador, a terceira edição do Oceanman reforça a relevância da cidade no cenário esportivo internacional. “Esse tipo de iniciativa atrai outros eventos e amplia a divulgação de Salvador no circuito mundial. Quem conhece a Baía de Todos os Santos não esquece jamais”, afirmou.
Além de promover a natação em águas abertas, o evento incentiva o turismo local, já que muitos atletas e suas famílias permanecem na cidade por até cinco dias. O Oceanman tem apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur, Sempre e Secretaria do Mar, além de patrocinadores como Shopping da Bahia, Ultrabar, Disk Bananas, Hydrus, Farmô, Oliverde, Ultra Coffee, Jungle, Du Pelô, Explosão do Açaí, Casa Esportiva, Hotel Vila Galé, Avatim e Dengo.