Esportes

Jornalista Nestor Mendes Jr. lança seu terceiro livro sobre o Esporte Clube Bahia: “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”

Jornalista Nestor Mendes Jr. lança seu terceiro livro sobre o Esporte Clube Bahia: “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”
Da Redação

Da Redação

13/12/2022 8:15pm

O livro “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, do jornalista baiano Nestor Mendes Jr., com apresentação de Mário Kertész, será lançado em Salvador, na quarta-feira (15), na Itaipava Arena Fonte Nova, com acesso pela Ladeira da Fonte, a partir das 17h. O evento contará com a presença de muitos jogadores, ex-jogadores, ex-treinadores e ex-preparadores físicos. 

“Além da nossa sessão de autógrafos, muitos jogadores e ex-jogadores estarão presentes também para autografar, nesta festa literária do Tricolor. Será um momento de celebração: de ascensão à Série A e, provavelmente, com o clube já sob nova direção do City Group, sob o comando de árabes, chineses e norte-americanos – e, por isso, já estou preparando as versões em inglês e espanhol. Portanto, será um lançamento ecumênico e multicultural”, diz o autor.

O livro conta a saga do Esporte Clube Bahia desde a sua fundação, em 1º de janeiro de 1931, até a temporada de 2021, quando o clube completou 91 anos de existência. “O projeto gráfico é do designer Alan Maia e a capa é de Fábio Domingues (do BBMP!), sobre belíssima foto de Ulisses Dumas. 

A obra está dividida em nove capítulos, abarcando a história da fundação, as 90 temporadas de 1932 a 2021, os títulos brasileiros de 1959 e 1988, os grandes rivais, os grandes jogos, a torcida – subdividido com as histórias do hino e do manto tricolor – e o último capítulo, o nono, dedicado à luta pela democracia”, explica Mendes Jr.

Além disso, o livro também apresenta textos exclusivos do Mestre Evaristo de Macedo – o primeiro artigo escrito por ele sobre a conquista de 1988; dos publicitários e escritores Marcos Carneiro, Bruno Cartaxo e Marcelo Simões; dos jornalistas Carla Bahia e Antônio Matos; de um dos líderes pela democracia no ECB, Fernando Jorge Carneiro; do advogado Pedro Barachisio Lisboa; do escritor Aramis Ribeiro Costa; do ex-diretor da CBF e presidente mais jovem do Conselho Deliberativo do Bahia, Virgílio Elísio da Costa Neto; do médico e expert em camisas tricolores, Ruy Guimarães Botelho; e do músico e escritor Manno Góes.