Esportes

II Copa Z6 VA’A Bahia Inaugura Circuito Baiano de Canoagem 2024 na Baía de Todos-os-Santos

II Copa Z6 VA’A Bahia Inaugura Circuito Baiano de Canoagem 2024 na Baía de Todos-os-Santos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/04/2024 1:50pm

Foto: Ádamo Mello

No próximo dia 20 de abril, cerca de 150 remadores de diversas cidades e estados do Brasil se reunirão para a segunda edição da Copa Z6 VA’A Bahia, marcando o início do Circuito Baiano de Canoagem 2024. Organizado pela Z6 Náutica e pela Federação Baiana de VA’A (FEVAABA), o evento terá largada às 9 horas da Marina da Penha, na Ribeira, com chegada na Marina Aratu, em Simões Filho, na Baía de Aratu.

A competição oferecerá estrutura completa, incluindo pontos de hidratação e equipe de saúde, para garantir a segurança dos participantes. As provas serão disputadas nas modalidades V1, V1R e OC6, com destaque para a prova principal de 20 km, que deverá ser concluída em até cinco horas. Além disso, haverá uma categoria estreante individual com percurso de 6 km.

Agatha Wicks, idealizadora do evento, destaca as condições favoráveis da Baía de Todos-os-Santos para a prática da canoagem, afirmando que a competição será um desafio especial. Zeba Vilas Boas, presidente da FEVAABA, ressalta o percurso desafiador que os atletas enfrentarão, partindo da Península de Itapagipe até a Baía de Aratu.

Após as provas, a premiação dos vencedores será seguida por uma festa de encerramento, visando integrar atletas, organizadores, apoiadores e convidados. Agatha ressalta a importância do espírito de grupo e trabalho em equipe na canoagem, enquanto Vilas Boas enfatiza o potencial de crescimento do esporte no país.

A II Copa Z6 VA’A Bahia conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, Marina Aratu e SETUR - Secretaria de Turismo e Governo do Estado.