Esportes

Corrida da Mulher levou multidão à orla de Salvador neste domingo (17)

Corrida da Mulher levou multidão à orla de Salvador neste domingo (17)
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/03/2024 3:28pm
Fotos: Igor Santos/ Secom PMS

Cerca de duas mil pessoas ocuparam a orla de Salvador para participar da primeira edição da Corrida da Mulher na manhã deste domingo (17). O evento, que faz parte da programação especial do aniversário da cidade, teve início às 7h no Farol da Barra e seguiu até a Vila Caramuru, no Rio Vermelho. Apoiada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a corrida teve percursos de 5 e 10 quilômetros.

Para garantir a inclusão, foram reservadas 200 camisetas gratuitas para mulheres de baixa renda, além de cada inscrição incluir a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. A organização do evento também doou duas toneladas de alimentos.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou o fomento ao esporte e as políticas de inclusão realizadas pela Prefeitura. “Ao ver a disposição e participação das pessoas, em pleno domingo, logo cedo, em participar de uma corrida, mostra o quanto a iniciativa da Prefeitura, através da Sempre, em implementar a lei Esporte Salvador é acertada. Assim, promovemos o esporte e o lazer e contribuímos para o bem-estar da população da nossa cidade, pois a prática esportiva amplia a interação social, alivia o estresse e ainda auxilia da manutenção da saúde”, disse.

Já Nenel Rebouças, idealizador do evento, expressou sua gratidão pelo apoio da gestão municipal e pela forte participação das mulheres. “Tivemos um super apoio da Prefeitura de Salvador. A gente queria fazer algo que fosse impactante, então a ideia da corrida rosa, no mês da mulher, com as inscrições femininas gratuitas, tocou o coração da gente e tocou o coração das duas mil pessoas inscritas que estão aqui”, explicou.

Segundo Nenel, “está sendo um grande prazer ouvir o discurso de várias mulheres presentes, falando sobre o quanto provas assim são importantes para que elas continuem se motivando e cuidando da saúde”. “Está sendo um prazer imenso contribuir para esse momento”, emendou.

Superação - A atleta Janine Reis, de 31 anos, vencedora da prova dos 5 km, compartilhou a sua alegria e motivação logo após a sua chegada, de joelhos. “Hoje, eu vivo da corrida. O meu trabalho é a corrida. Então a minha comemoração sempre é agradecendo a Deus primeiramente, por me dar forças para chegar e concluir as provas. Essa é a minha marca”, descreveu.

Ela contou que já vem participando de outras provas na Bahia. "Eu venho de três competições consecutivas: duas em Cachoeira e uma em Feira de Santana. Essa agora está sendo a quarta. O meu treinador sugeriu que voltássemos a correr apenas no próximo mês, mas nós, corredores, sempre queremos mais”, relatou a corredora.

A atleta pontuou que a corrida é um incentivo. “Para mim, vencer a Corrida da Mulher nesse mês voltado às mulheres é uma satisfação, um motivo de gratidão. Achei muito lindo poder fazer essa corrida. Nós, mulheres, somos guerreiras, batalhadoras e mães”, afirmou Janine, que deixou um conselho aos atletas iniciantes: “Não desistam”.

A empresária Laís Santos, de 38 anos, encontrou na corrida uma parceira para superar um momento de dificuldade. “Desde 2021, após viver uma experiência muito dolorosa na minha vida. Estar nesse movimento, logo de manhã, fazendo essa atividade, muda totalmente a minha energia, impactando em tudo o que faço. Então isso é uma estratégia, uma forma que eu vi de superar essa minha experiência. Isso reverbera em todas as minhas atividades. Eu sou empresária, sou estilista, e isso impacta diretamente no que entrego para os meus clientes”, relatou.

Para Laís, o reconhecimento às mulheres durante o evento reforça a relevância da presença feminina e contribuição. “Nós que damos a vida, nós que criamos. Uma homenagem nada mais do que justa. Não só em relação a hoje, mas todos os dias que pudermos homenagear as mulheres é de suma importância para que a gente continue fazendo o que precisa ser feito: impactar vidas e mudar vidas”, concluiu a empresária.