Foto: Acervo Pessoal
Aos 34 anos, a corredora baiana Fernanda Lanza realizou um sonho e representou a Bahia na Maratona de Boston, uma das provas mais tradicionais e prestigiadas do mundo, realizada na última segunda-feira (21). Enfrentando temperaturas bastante diferentes das que está acostumada em Salvador, Fernanda concluiu os 42,195 km da maratona em 3 horas e 21 minutos, alcançando a 10.348ª posição na classificação geral, entre cerca de 30 mil participantes.
“Ciclo de maratona é sempre difícil, mas esse foi ainda maior. Quando atravessei a linha de chegada senti muitas emoções diferentes, mas a maior de todas foi gratidão por não ter desistido, por ter ido até o fim, por estar vivendo um sonho”, contou a atleta.
A preparação para a prova foi intensa e exigiu grande disciplina, especialmente por ter sido realizada sob o clima quente e úmido de Salvador, contrastando com as temperaturas mais frias da primavera norte-americana. Fernanda contou com o acompanhamento técnico de Carlos Felipe Albuquerque, diretor da Runners Club, que elaborou o plano de treinamento e acompanhou sua evolução até o dia da prova.
“Ela é muito experiente, já conquistou muitos pódios e essa foi mais uma conquista importante, diria que a maior até aqui. São esforços e sacrifícios que poucas pessoas conseguem suportar. Ficamos muito felizes por termos uma mulher representando a Bahia em uma das principais provas de corrida do mundo. Estou muito orgulhoso”, destacou o treinador.
Trajetória - A trajetória de Fernanda na corrida começou em 2020, motivada pela vontade de perder peso. O que parecia uma mudança de rotina virou paixão e propósito. “Nunca me passou pela cabeça chegar tão longe, mas fui vendo minha evolução e comecei a gostar de performar. Eu nunca vou para uma prova pensando em pódio, eu sempre vou tentar me superar e dar o meu melhor. O pódio é uma consequência”, disse.
No currículo da atleta, estão provas importantes como a Maratona do Rio de Janeiro e a tradicional Farol a Farol, realizada na capital baiana. Agora, após viver a experiência em Boston, Fernanda não pensa em pausa: o foco está em melhorar seu tempo nos 21km e seguir superando seus próprios limites.