Esportes

Chuva, calor, bike e emoção marcaram a XXIII edição da corrida do fogo

Prova com percursos de 5 km, 10 km e 15 km e premiação em dinheiro reuniu mais de 1.500 atletas neste domingo em Salvador

Chuva, calor, bike e emoção marcaram a XXIII edição da corrida do fogo
Da Redação

Da Redação

10/07/2022 9:52pm

Ainda era madrugada quando uma multidão de atletas, entre ciclistas e corredores, já se concentrava no entorno do Parque dos Ventos, na orla de Salvador. Neste local foi dada a largada e também ponto de chegada da XXIII Corrida do Fogo - realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - em homenagem à Semana Nacional dos Bombeiros, celebrada anualmente em julho. 

Na edição deste ano, a grande novidade da tradicional corrida da corporação mais querida pela sociedade baiana foi a inclusão do ciclismo na prova. E mais: uma premiação em dinheiro para os corredores do percurso oficial de 15 km tanto na categoria militar quanto civil. Todos os atletas participantes concorreram a diversos vouchers de tênis e até o sorteio de um colchão magnético. 

O administrador Frederico Marinho, de 43 anos, foi o primeiro ciclista a alcançar a linha de chegada. " No início foi complicado porque sairam dois na minha frente e eu fui tentar alcançá-los e depois fiz só manter a velocidade, controlar...prova muito bem sinalizada e organizada", ressaltou o ciclista.  

A edição de 2022 contou com 1.500 atletas, entre eles, paratletas com deficiências visual e física que largaram na linha de frente e deram uma lição de vida pra muita gente. A prova também teve iniciantes, como a jornalista Flávia Maciel, de 40 anos, que afirmou ser daquelas que paga academia mas que nunca vai e que a Corrida do Fogo foi sua prrimeira prova da vida. "Recebi o convite para participar e foi um desafio já que nunca tinha sequer corrido. Estava muito sedentária. Treinei apenas uma semana e consegui completar os 5 km. Já quero outra", revelou emocionada. 

O percurso oficial da prova, os 15 km, foi percorrido por ciclistas (que largaram meia hora antes) e por corredores. Nem mesmo a chuva que atingiu poucas horas antes da largada esfriou os ânimos de quem estava no local. Comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, cel. Adson Marquesini afirmou a importância de eventos como esses para saúde e interação da corporação com a sociedade. " É uma forma de estimular os bombeiros para atividade física - profissionais que desempenham uma atividade muito importante no nosso estado - que é o de salvar vidas e prevenir acidentes. 

Presente também no evento, o comandante-geral da PMBA, cel. Paulo Coutinho, destacou a união entre as duas corporações "Estou vindo prestigiar o coronel Marchesini e mostrar que existe harmonia entre essas duas forças que prezam pela manutenção da saúde, através da prática do esporte junto à sociedade civil. A Polícia Militar não poderia ficar de fora dessa tradicional prova", finalizou o cel Coutinho. 

Outro destaque da XXIII edição da Corrida do Fogo foi na infraestrutura. Além de uma área aberta, de frente para o mar e totalmente ventilada, os atletas contaram com aula de alongamento e zumba, cortina de água e rapel, massagens relaxantes realizadas por fisioterapeutas, espaço kids, além de uma exposição do Corpo de Bombeiros com dicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes. Os participantes também receberam frutas, água mineral e até picolé. "Para refrescar pós prova, né? Uma opção excelente também para adoçar a vida ", revelou o organizador da competição, Vagner Alves.

A XXIII Corrida do Fogo é um evento realizado pelo CBMBA - Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia, DEP - Departamento de Ensino e Pesquisa, GMAR - Grupamento Marítimo e FEBATRI - Federação Baiana de Triathlon; organizada pela COMVIDAFIT, a XXIII Corrida do Fogo conta com o patrocínio da SUDESB e GOVERNO DO ESTADO. Apoio: SHOPPING DA BAHIA, SOSSUL E RESGATÉCNICA