Esportes

Centro de Treinamento de Campeões completa um ano de histórias de superação e talentos premiados

Centro de Treinamento de Campeões completa um ano de histórias de superação e talentos premiados
Da Redação

Da Redação

22/01/2025 2:57pm

Foto: Divulgação

Completando um ano de atividades no coração da Arena Fonte Nova, o Centro de Treinamento de Campeões (CT) se tornou referência em inclusão social e formação de jovens talentos no esporte e na dança. Mais que uma escola de iniciação esportiva, o espaço é um ponto de acolhimento e transformação, oferecendo novas perspectivas a crianças, adolescentes e mulheres de comunidades vizinhas.

Nascido como Filhos do Tatame, em 2019, sob a liderança do professor de jiu-jitsu Marcos Almeida (Marcão), o projeto cresceu e, em janeiro de 2024, foi reestruturado e ampliado com o apoio do Instituto Terra Firme. Hoje, o CT atende 240 alunos em 12 turmas, com aulas gratuitas de jiu-jitsu, capoeira, boxe e balé, além de defesa pessoal para mulheres acima de 16 anos.

Os jovens recebem uniformes e lanche, garantindo suporte completo para seu desenvolvimento. “O CT de Campeões é um abraço da Arena Fonte Nova, oferecendo segurança e recursos para o desenvolvimento físico e cidadania dos participantes”, afirma Marcão.

O empenho de professores e alunos já começa a gerar frutos no cenário esportivo:

  • Wallace de Santana: campeão baiano juvenil 2024 e 1º lugar no Ranking Baiano.
  • Carlos Wilson Rosário e Yuri Santana: vice-campeões baianos juvenis 2024.
  • Paula Mirela: vice-campeã baiana juvenil 2024.
  • Matheus Nascimento: campeão infantil Confere Salvador 2025.
  • Lucas Daniel Damasceno: vice-campeão infantil Confere Salvador 2025.
  • Catharina Luz: vice-campeã juvenil Confere Salvador 2025.

Além do esporte, o CT se destaca pelo cuidado com os alunos e suas famílias. Em parceria com a Unifacs, oferece serviços gratuitos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Medicina e Fisioterapia. A estrutura é projetada para proporcionar conforto e apoio integral aos participantes.

A celebração do primeiro ano incluiu uma formatura com 400 participantes, marcando a entrega de certificados a 59 alunos, entre praticantes de jiu-jitsu e capoeira.

Thaise Muniz, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Arena Fonte Nova, reforça o compromisso social do projeto: “Queremos expandir o alcance do CT, explorando novas vertentes além do esporte. Nosso objetivo é inspirar um futuro com mais oportunidades, impactando positivamente alunos, famílias e a sociedade”.