Esportes

Baiana Nubia de Oliveira alcança pódio histórico na São Silvestre

Baiana Nubia de Oliveira alcança pódio histórico na São Silvestre
Da Redação

Da Redação

01/01/2025 1:00pm

A baiana Nubia de Oliveira Silva garantiu um feito memorável ao conquistar o terceiro lugar na tradicional corrida internacional de São Silvestre, completando a prova em 53 minutos e 24 segundos. O pódio foi assegurado após ultrapassar a atleta tanzaniana Anastazia Dolomongo, que cruzou a linha de chegada cinco segundos depois, com 53m29. Este é um marco significativo, já que desde 2021 o Brasil não figurava entre as três primeiras posições na competição.

Nubia, de apenas 22 anos, já havia demonstrado seu potencial em edições anteriores. Em sua estreia, em 2022, ficou em décimo lugar e foi a quarta melhor brasileira. No ano seguinte, subiu para a nona colocação geral e alcançou o terceiro posto entre as atletas nacionais. Neste ano, a jovem da Escolinha de Atletismo do Distrito de Flamengo, em Jaguarari-BA, treinou intensamente com o objetivo de ser a melhor brasileira na competição. O esforço foi recompensado com a conquista de um lugar no pódio da corrida mais emblemática do Brasil.

Outra brasileira em destaque foi Tatiane Raquel da Silva, que alcançou a quinta posição, completando a prova em 53m51.

A queniana Agnes Keino foi a grande campeã da edição, com um tempo impressionante de 51m25, seguida por sua compatriota Cynthia Chemweno, que concluiu em 52m11. O Brasil, no entanto, segue em busca de um título na São Silvestre, algo que não ocorre desde 2006, quando Lucélia Peres foi a vencedora.