Esportes

Bahia vence o Vitória e larga na frente na final do Campeonato Baiano

Bahia vence o Vitória e larga na frente na final do Campeonato Baiano
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/03/2025 11:40am

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia deu um passo importante rumo ao título do Campeonato Baiano de 2025 ao vencer o Vitória por 2 a 0 no primeiro jogo da final, realizado neste domingo (16), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com gols de Gabriel Xavier e Erick Pulga ainda no primeiro tempo, o Tricolor construiu uma vantagem sólida e agora pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir a taça.

A decisão será no próximo domingo (23), às 16h, no Barradão. O Vitória precisa vencer por três ou mais gols de diferença para ser campeão no tempo normal. Caso vença por dois gols, a decisão será nos pênaltis.

Antes do confronto decisivo, os rivais voltam a campo pela Copa do Nordeste na quarta-feira (19). O Bahia enfrenta o CSA, em Maceió, às 19h, enquanto o Vitória recebe o Sport, às 21h30, no Barradão.

O clássico começou com ritmo intenso e, logo aos seis minutos, o Bahia abriu o placar. Everton Ribeiro cobrou falta na área, e Gabriel Xavier subiu bem para cabecear firme, sem chances para Lucas Arcanjo.

Atrás no marcador, o Vitória tentou reagir, mas encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas. O Bahia, por sua vez, manteve o controle da partida e ampliou nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 46 minutos, Neris falhou na saída de bola, e Erick Pulga aproveitou para girar e finalizar com precisão, vencendo o goleiro rubro-negro.

O segundo tempo começou com um susto para o Vitória. Logo aos dois minutos, Neris cometeu pênalti em Erick Pulga. Lucho Rodríguez foi para a cobrança, mas Lucas Arcanjo fez grande defesa e evitou o terceiro gol do Bahia.

O técnico Thiago Carpini tentou mudar o panorama do jogo ao sacar o zagueiro Neris e colocar Ronald, tornando o time mais ofensivo. O Vitória até passou a ocupar mais o campo de ataque, mas seguiu sem criatividade para furar a defesa tricolor. A principal aposta foi a velocidade de Gustavo Silva, que teve algumas investidas perigosas, mas sem efetividade no placar.

Com a vitória, o Bahia agora depende apenas de um empate no Barradão para levantar mais um troféu estadual. Já o Vitória precisa de uma atuação perfeita em casa para evitar mais uma conquista do rival.