Esportes

Atletas se preparam para grandes disputas no Baiano de Águas Abertas no 2º Distrito Naval

Competição reúne mais de 500 nadadores neste sábado (11), em Salvador, na penúltima etapa antes das finais em Inema

Atletas se preparam para grandes disputas no Baiano de Águas Abertas no 2º Distrito Naval
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

11/10/2025 12:19pm

Fotos Ascom 


Na reta final do Campeonato Baiano de Águas Abertas, a competição ganha novo capítulo neste sábado (11), no 2º Distrito Naval, em Salvador. Com largadas a partir das 13h, a 9ª etapa reunirá 553 nadadores em disputas que contemplam as categorias de base, master e elite.


A programação inclui oito baterias, começando pela Prova Rápida (1 km), seguida das categorias de iniciação e das distâncias para mini a mirim, petiz e militar (800 m). A prova principal, de 4 km, encerra o dia com largadas às 14h40 (masculino) e 14h50 (feminino). Todas as disputas acontecem em área balizada e contam com apoio logístico da Marinha.


Esta etapa sucede a prova de Inema, realizada em 14 de setembro. Após o 2º Distrito Naval, o campeonato retorna a Inema, em novembro, quando serão definidos os campeões estaduais e as finais nacionais. Segundo o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Marco Antônio Lemos, o momento é decisivo: “Cada chegada no 2º Distrito Naval pode mexer no ranking e definir quem chega à Inema com a mão no título. Esperamos provas fortes e seguras para todos os atletas.”


O evento é realizado pela FBDA e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Prefeitura de Salvador, via Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Marinha do Brasil, além da Embasa e Intermarítima.